• Categoria do post:WikiBlogson
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura
Ads

Os algoritmos são simplesmente uma série de instruções que são seguidas passo a passo, para fazer algo útil ou resolver um problema. Você pode considerar uma receita de bolo um algoritmo para fazer um bolo ou trocar o pneu de um carro, por exemplo.

Exemplo de um algoritmo

Como podemos deduzir, um algoritmo deve ter um começo, um meio e um fim para que ele se torne compreensível para qualquer um.

O termo algoritmo tem a sua aplicação mais comum a programação de computadores. Resumidamente, na computação um algoritmo é a lista de instruções e regras que um computador precisa fazer para concluir uma tarefa.

Como programar usando algoritmos?

Quando aprendemos a programar usamos o que chamamos de pseudocódigos ou portugol para escrevermos as instruções para o computador. Muitas vezes. precisamos apenas de um caderno e um lápis para aprendermos a programar.

Exemplo de um algoritmo para calcular a média de 3 notas

Uma vez que você já criou seus algoritmos a segunda etapa é aprender a programar no computador e escolher uma linguagem de programação para transformar o seu conjunto de instruções em um programa de computador.

Existem várias linguagens de programação para você aprender e desenvolvedor, algumas delas se destacam mais devido a popularidade e quantidade de recursos que elas oferecem como o Java, C#, PHP e JavaScript.

Como aprender algoritmos?

Se você está iniciando no universo de sistemas de informação e computação aplicada você com certeza terá que aprender algoritmos antes de aprender a programar qualquer coisa no computador.

Aqui no Blogson você encontra um roteiro de estudos usando uma ferramenta de aprendizagem chamada VisualG; confira;

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.