• Categoria do post:WikiBlogson
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura
Ads

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos de plataforma cruzada (isso significa que você pode usar Java em qualquer sistema operacional como Linux, Windows, MacOS, Android, iOS, etc…) lançada pela Sun Microsystems no ano de 1995.

Hoje, Java é necessário para executar vários aplicativos, como jogos, aplicativos de mídia social, aplicativos de áudio e vídeo, etc. 

Vantagens do Java

Gratuito.

O Java é uma excelente opção para empresas por ser 100% gratuita e mantida pela Oracle. O fato de ser gratuito permite empresas economizarem com investimento em ambientes de desenvolvimento.

Multi Plataforma e Portabilidade.

Escreva seu código em Windows, Linux e Mac e execute suas aplicações em qualquer outro sistema operacional. Isso é graças ao conceito de máquina virtual, o Java não depende do sistema operacional para ser executado mas sim, apenas da sua JVM – Java Virtual Machine.

Mercado de Trabalho e Bons Salários.

Java é a linguagem mais utilizada para desenvolvimento de aplicações desktop. O fato do Java ser gratuito e ter bastante aceitação nas empresas permite manter a oferta de vagas de emprego em Java sempre em alta e oferecer bons salários para quem já possui uma experiência com a linguagem.

Código Reaproveitável.

Quando você escreve uma aplicação Java você pode reaproveitar o seu código em outras aplicações no futuro, Isso é graças ao conceito de orientação a objetos que permite organizar seus códigos em classes, objetos, atributos e métodos.

Seguro.

O fato de aplicações Java serem executadas em uma máquina virtual permite o Java ser mais seguro em relação a outras linguagens. É livre de vírus e o código é bem protegido.

Robusto e Eficiente.

Java tem um sistema de gerenciamento de memória forte. Ajuda a eliminar erros, pois verifica o código durante a compilação e o tempo de execução.

As diferenças de JVM, JRE e JDK

JVM, JRE e JDK são os componentes de desenvolvimento em Java;

JVM (Java Virtual Machine)

É uma máquina abstrata. É uma especificação que fornece um ambiente de tempo de execução no qual o bytecode pode ser executado. Segue três notações:

  • Especificação : É um documento que descreve a implementação da JVM. Ele é fornecido pela Sun e outras empresas.
  • Implementação : É um programa que atende aos requisitos da especificação JVM.
  • Instância de tempo de execução : uma instância de JVM é criada sempre que você escreve um comando no prompt de comando e executa a classe.

JRE (Java Runtime Environment)

JRE se refere a um ambiente de tempo de execução no qual uma aplicação JAVA pode ser executada. Ele implementa a JVM e fornece todas as bibliotecas de classes e outros arquivos de suporte que a JVM usa no tempo de execução. Portanto, JRE é um pacote de software que contém o que é necessário para executar um programa. Basicamente, é uma implementação da JVM que existe fisicamente e é utilizada diretamente pelo desenvolvedor. 

JDK (kit de desenvolvimento Java)

É a ferramenta necessária para: –

  • Compilar
  • Documentar
  • Empacote programas Java.

O JDK é um completamente do JRE que contém ferramentas para programadores. O Kit de Desenvolvimento é fornecido gratuitamente. Junto com o JRE, inclui um interpretador / carregador, um compilador (javac), um arquivador (jar), um gerador de documentação e outras ferramentas necessárias no desenvolvimento Java. Resumindo, ele contém ferramentas de desenvolvimento JRE+.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.