• Categoria do post:PowerBI / WikiBlogson
  • Tempo de leitura:7 minutos de leitura
Ads

Power BI é uma ferramenta de visualização e análise de dados da Microsoft. Ele permite aos usuários conectar, modelar, visualizar e compartilhar dados em dashboards interativos e relatórios.

O Power BI é usado por empresas de todos os tamanhos para obter insights e tomar decisões melhores e mais informadas. Ele pode ser usado para criar gráficos, tabelas, mapas, medidores, gráficos de Gantt e outros tipos de visualizações, além de permitir a criação de cálculos personalizados e a integração com outras ferramentas e serviços.

O Power BI tem uma interface intuitiva e amigável e pode ser usado por usuários sem conhecimentos técnicos em programação ou análise de dados. Ele também pode ser integrado com outras ferramentas e serviços da Microsoft, como o Excel, SharePoint e Azure.

a importancia do uso do Power BI as Empresas
Com o Power BI é possível criar painéis visuais poderosos que facilitam a análise de dados.

.

Qual a importância do uso do Power BI?

O Power BI é importante porque permite às empresas e organizações visualizar e analisar dados de maneira eficiente e eficaz, o que pode levar a uma melhor tomada de decisões e melhores resultados de negócios. Aqui estão algumas razões pelas quais o Power BI é importante:

  1. Visualização de dados: O Power BI permite visualizar dados em dashboards interativos e relatórios personalizados, tornando os dados mais fáceis de entender e analisar. Isso pode ajudar a identificar tendências, padrões e insights que podem ser perdidos em tabelas de dados.
  2. Conexão de dados: O Power BI pode se conectar a uma ampla variedade de fontes de dados, incluindo bancos de dados relacionais, arquivos do Excel e serviços em nuvem como o Azure. Isso significa que os usuários podem trabalhar com dados em diferentes formatos e de diferentes fontes em um só lugar.
  3. Análise de dados: O Power BI possui recursos avançados de análise de dados, como cálculos personalizados, análise de séries temporais e análise preditiva. Isso permite aos usuários ir além da simples visualização de dados e explorar os dados de maneira mais aprofundada.
  4. Colaboração: O Power BI permite compartilhar dashboards e relatórios com outras pessoas dentro e fora da organização, tornando mais fácil colaborar em projetos e compartilhar informações críticas com os stakeholders.
  5. Integração: O Power BI se integra facilmente com outras ferramentas e serviços da Microsoft, como o Excel, SharePoint e Azure. Isso permite aos usuários trabalhar com dados de maneira mais integrada e eficiente em todo o ecossistema da Microsoft.

No geral, o Power BI é importante porque ajuda as empresas e organizações a tomar decisões melhores e mais informadas com base em dados precisos e visualizações claras.

Os painéis visuais (dashboards) são responsivos e compartilháveis.

Como aprender Power BI?

Há várias maneiras de aprender Power BI, incluindo cursos online, tutoriais, fóruns de discussão e documentação oficial da Microsoft. Algumas sugestões para começar a aprender Power BI são:

  1. Cursos online: Existem muitos cursos online que podem ajudá-lo a aprender Power BI, tanto pagos quanto gratuitos. Algumas plataformas de cursos online que oferecem cursos de Power BI são Udemy, Coursera e LinkedIn Learning. O Blogson também oferece treinamentos ao vivo de Power BI confira em Power Bi Básico para Gestores – Evento ao vivo.
  2. Tutoriais: A Microsoft oferece uma grande quantidade de tutoriais gratuitos em seu site oficial do Power BI, que podem ajudá-lo a começar a usar a ferramenta.
  3. Fóruns de discussão: Existem muitos fóruns de discussão online onde os usuários podem compartilhar suas experiências e dicas sobre o uso do Power BI. Alguns exemplos são o fórum oficial da Microsoft Power BI Community e o Reddit Power BI.
  4. Documentação oficial: A documentação oficial da Microsoft Power BI é uma excelente fonte de informações sobre a ferramenta, incluindo guias de início rápido, tutoriais e documentação de referência.
  5. Prática: A prática é uma das melhores maneiras de aprender Power BI. Tente encontrar conjuntos de dados interessantes e comece a explorá-los e visualizá-los usando o Power BI.

Independentemente da abordagem que você escolher, é importante dedicar tempo e esforço para aprender o Power BI e praticar regularmente para aprimorar suas habilidades.

Power BI Gratuito, saiba como obter

Power BI gratuito? O Power BI não é um serviço gratuito, mas é possível obter um ambiente para estudar e praticar se cadastrando na plataforma Escola do Trabalhador 4.0 que é uma parceria entre o Governo Federal e a Microsoft.

Basta fazer o cadastro para receber suas credenciais de estudante, estas credenciais dá acesso a todos os recursos do Office 365, que inclui todo o pacote Office, SharePoint e Power BI.

Naturalmente você não poderá utilizar as credenciais da Escolha do trabalhador 4.0 para implementar em sua organização ou instituição, é sensato entender que o ambiente é apenas para estudos e que a parceria da Microsoft com o Governo Federal pode ser encerrada a qualquer momento, com ou sem aviso prévio.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.