• Categoria do post:WikiBlogson
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura
Ads

A robótica é um campo da tecnologia que envolve o desenvolvimento de sistemas robóticos autônomos ou semiautônomos para realizar tarefas específicas. Ela tem inúmeras aplicações em diversos setores da economia, como saúde, indústria, serviços e militares.

A palavra robótica se refere ao estudo, design, construção e programação de robôs. O termo robótica tem origem na palavra “robô”, que por sua vez deriva da palavra tcheca “robota”, que significa trabalho forçado ou servidão.

A palavra robótica surgiu no final da década de 1940, quando o escritor de ficção científica Isaac Asimov cunhou o termo em sua história “Runaround”.

Desde então, a palavra robótica se tornou comumente usada para descrever o campo da tecnologia que envolve robôs e sistemas autônomos.

A Aplicação da Robótica em Diferentes Setores da Sociedade.

Na indústria, a robótica é amplamente utilizada em linhas de produção para realizar tarefas repetitivas e perigosas que antes eram realizadas por humanos. Os robôs industriais são capazes de realizar operações como soldagem, pintura, montagem de peças, embalagem, entre outras.

Aplicações da robótica na medicina
Uma das principais aplicações da robótica é na medicina, aonde já é possível operar cirurgias complexas com uso de robôs.

Na área da saúde, a robótica tem sido aplicada para auxiliar em cirurgias minimamente invasivas, permitindo uma maior precisão e menor tempo de recuperação dos pacientes. Além disso, os robôs têm sido utilizados para auxiliar na reabilitação de pacientes com deficiências físicas, ajudando a recuperar a função muscular e a mobilidade.

Na área de serviços, os robôs têm sido utilizados em tarefas de limpeza, segurança, e até mesmo na entrega de produtos em domicílio, sendo utilizados por empresas de comércio eletrônico.

Na área militar, a robótica tem sido usada em missões de reconhecimento e em operações de desativação de bombas, onde os robôs são capazes de realizar tarefas perigosas sem colocar os soldados em risco.

Em resumo, a robótica tem inúmeras aplicações em diferentes setores da economia, melhorando a eficiência, precisão e segurança de muitas tarefas. A medida que a tecnologia evolui, novas aplicações para a robótica devem surgir, melhorando ainda mais a nossa qualidade de vida.

A Robótica e a Inteligência Artificial.

A robótica e a inteligência artificial (IA) estão intimamente relacionadas, pois a IA é frequentemente usada para controlar robôs e sistemas autônomos. A IA permite que os robôs possam tomar decisões, aprender e adaptar seu comportamento com base nas informações coletadas pelo seu ambiente e pelas entradas fornecidas pelo seu sensoriamento.

Carro autônomo da Tesla usa robótica e inteligência artificial
Carros autônomos da Tesla são exemplos da aplicação de robótica e inteligência artificial.

Na robótica, a IA é usada para desenvolver algoritmos que permitem que os robôs possam tomar decisões mais inteligentes e adaptáveis com base nas informações que recebem de seus sensores. Essa capacidade de “tomar decisões” é o que torna os robôs autônomos e mais úteis em ambientes dinâmicos.

A IA também é usada para desenvolver sistemas de visão por computador, reconhecimento de voz e outras tecnologias de processamento de dados que permitem que os robôs possam entender melhor o ambiente ao seu redor e interagir com os humanos de maneira mais natural e eficiente.

Em resumo, a IA é uma parte fundamental da robótica moderna, permitindo que os robôs possam operar de maneira mais inteligente, autônoma e adaptável em diferentes contextos e cenários.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.