Ads

O termo mais popular é desenvolvedor WordPress, isso inclui você saber lidar com as configurações e rotinas básicas do WordPress, mas não necessiaramente exige conhecimento de programação. O fato de você ser capaz de criar um produto final bem acabado no WordPress já lhe dá o título de desenvolvedor.

Ou seja, se você é capaz de criar um site inteiro e apresentar bons resultados, você pode ser chamado de desenvolvedor. Isso nao é tão ruim, mas alguns desenvolvedores que fazem “site na unha”, na base do código, ainda se incomodam com isso.

O problema que causa este incômodo é que o termo desenvolvedor em outras áreas se refere à programação. Mas no WordPress eu não preciso saber programar! Será?

Esta é uma discussão longa e que sempre dá ibope, então vamos entender melhor a relação de usar o WordPress e programar o WordPress.

A princípio, se você souber um pouco de HTML, CSS e JS você pode fazer pequenas customizações em seu sites WordPress. Isso já eleva seu nível de usuário WordPress. Mas a verdadeira programação do WordPress não está nestas customizações mas sim na documentação do próprio WordPress.

Programação do WordPress

A página de recursos para desenvolvedores do WP é tão extensa quanto o próprio manual do PHP. Acesse https://developer.wordpress.org/

E isso tem uma razão, a quantidade de possibilidades e cenários que você encontra dentro do WordPress são quase infinitas. WP é uma plataforma, logo, é sensato encontrarmos em uma plataforma (seja ela qual for) vários públicos, ou níveis de desenvolvedores.

Naturalmente o que mais vemos são designers que usam page builders, temas e templates kits pois somente isso já é suficiente para entregar um bom produto e não há motivos para ir além disso, este é o principal propósito do WP. Pense; se apenas com page builders eu sou capaz de entregar bons sites não há motivos para me aprofundar em programar dentro do WordPress. E isso faz todo sentido!

Mas o WP não teria vida sem os desenvolvedores. Nos esquecemos da galera que desenvolve os temas e os plugins que tanto amamos? Eu posso optar por usar plugins prontos mas nada me impede de customizar um plugin já existente ou criar um do zero para atender uma demanda específica e economizar na compra de outros plugins. É a beleza do Open Source que os bons desenvolvedores sabem apreciar.

Quem usa Elementor é um desenvolvedor?

Elementor é o page builder mais popular para desenvolvimento de sites dentro do WordPress, dado a sua facilidade e itens gratuitos que propiciam o seu uso.

Se você notar, o elementor é um conjunto de recursos gráficos organizados em widgets addons, e eles não se criaram sozinhos e você também pode criar o seu.

Dê uma olhada no Elementor Developers para saber quantas coisas você pode programar dentro do Elementor – https://developers.elementor.com/docs/

Para desenvolver um plugin, widget ou addon, mesmo que básicos, eu preciso entender o schema do banco de dados do WP, sua estrutura de arquivos e as funções que posso inserir no meu código. Isso carece também de uma cansativa rotina de testes e principalmente segurança.

Desenvolvedor WordPress e PHP
WordPress tem como base PHP, ponto de partida para quem deseja programar.

Quer aprender a desenvolver sites com WordPress e Elementor? Conheça o curso gratuito do Blogson – Curso Gratuito de WordPress.

Desenvolvedor WordPress x Especialista WordPress

Para diferenciar os níveis de usuários do WP, aqueles que usam apenas para design daqueles que programam foi criado o termo Especialista em WordPress.

Basicamente este tempo surgiu com a própria Automattic (principal mantenedora do WP) que em seus anúncios de vagas de emprego usou o termo especialista em WordPress se referindo aos programadores.

Este termo ganhou ainda mais força em sites de freelancers, aonde agências buscavam desenvolvedores que soubem também programar, a criar plugins e temas.

Conclusão

Concluímos então que WordPress é uma plataforma que une designers, desenvolvedores e especialistas. Discutir se quem usa WP pode ser chamado de desenvolvedor ou não parece ser uma grande perda de tempo. A ferramenta está aí, usa quem quer e do jeito que lhe for conveniente.

Apenas é sensato que, se você ainda não tem experiência em programação que não ofereça ao seu cliente algo que você não tem certeza de que saberá fazer. Aprender a desenvolver dentro da plataforma WordPress exige uma curva de aprendizado, muita atenção e dedicação.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.