• Categoria do post:WikiBlogson
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura
Ads

Programar é dar um conjunto de instruções para um computador executar. Se você já cozinhou usando uma receita antes, pode se considerar o autor da receita como um programador e você será o computador que irá executar a tarefa. 

O autor da receita fornece um conjunto de instruções que você lê e segue. Quanto mais complexas as instruções, mais complexo é o resultado!

E as linguagens de programação são as ferramentas que usamos para escrever instruções para os computadores seguirem. Os computadores “pensam” em binários – sequências de 1s e 0s. Zero e Um representam os únicos estados de uma corrente elétrica; aberta ou fechada e por meio destas correntes que o computador possui a capacidade de processar.

As linguagens de programação nos permitem traduzir os 1s e 0s em algo que os humanos possam entender e escrever. Uma linguagem de programação é composta de uma série de símbolos que servem como uma ponte que permite aos humanos traduzir nossos pensamentos em instruções que os computadores possam entender.

A programação em computadores pode ser feita através de linguagens de baixo e alto nível.

Programadores ou Desenvolvedores são os profissionais responsáveis por criar códigos de instruções para computadores usando linguagens de programação.

O que são linguagens baixo nível e alto nível?

As linguagens de programação se enquadram em duas classificações diferentes – baixo nível e alto nível.

As linguagens de programação de baixo nível estão mais próximas do código de máquina ou binário. Portanto, eles são mais difíceis de ler para humanos (embora ainda sejam mais fáceis de entender do que 1s e 0s). O benefício das linguagens de baixo nível é que elas são rápidas e oferecem controle preciso sobre como o computador funcionará.

As linguagens de programação de alto nível estão mais próximas de como os humanos se comunicam. Linguagens de alto nível usam palavras (como objeto, ordem, corrida, classe, solicitação, etc.) que estão mais próximas das palavras que usamos em nossa vida cotidiana. Isso significa que são mais fáceis de programar do que as linguagens de programação de baixo nível, embora levem mais tempo para serem traduzidas em código de máquina para o computador.

As boas notícias? À medida que os computadores se tornam mais poderosos, a diferença no tempo de execução entre as linguagens de programação de baixo e alto nível costuma ser de apenas milissegundos. Como resultado, as linguagens de alto nível funcionam na maioria dos cenários.

Quais as linguagens de programação mais populares?

índice PYPL do GitHub classifica as linguagens de programação de acordo com a frequência com que os tutoriais são pesquisados ​​no Google. As linguagens de programação mais populares incluem o seguinte:

  • Python : Python é uma linguagem de programação versátil e de uso geral. Ele pode ser usado em uma variedade de campos, desde ciência de dados e aprendizado de máquina até desenvolvimento da Web, e é uma ótima primeira linguagem para aprender.
  • Java : Outra linguagem excelente quando você está começando, Java pode ser usado para muitas coisas, incluindo aplicativos móveis, desenvolvimento de software e desenvolvimento de grandes sistemas. AP Computer Science é atualmente ministrado em Java.
  • JavaScript : JavaScript é uma linguagem amigável de front-end e back-end que permite aplicativos da web, desenvolvimento de jogos e aplicativos móveis.
  • C# : C#, a linguagem de programação popular da Microsoft, pode ser usada para uma ampla variedade de aplicativos, incluindo desenvolvimento de jogos, software empresarial, videogames, aplicativos móveis e muito mais.
  • C++ : C ++ é uma das linguagens de programação mais poderosas e é usada em uma ampla gama de indústrias, incluindo RV, desenvolvimento de software e jogos, robótica e computação científica.
  • PHP: PHP é uma linguagem do lado do servidor amplamente usada. É uma ótima opção se você estiver interessado em criar aplicativos da Web dinâmicos e funcionar bem com bancos de dados e HTML.
Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.