Ads

Um algoritmo é uma sequência de instruções usada para resolver problemas específicos ou realizar cálculos. Os algoritmos são usados como especificações para realizar cálculos e processamento de dados. Eles são frequentemente implementados em computadores, mas também podem ser executados manualmente.

Um algoritmo é composto por uma série de etapas claramente definidas que levam a uma solução para um problema específico. Cada etapa do algoritmo deve ser precisa e inequívoca, de modo que possa ser executada sem ambiguidade. Além disso, um algoritmo deve ser finito, o que significa que ele deve terminar após um número finito de etapas.

Os algoritmos são amplamente utilizados em ciência da computação e matemática, mas também podem ser aplicados a outras áreas, como economia, biologia e engenharia. Eles são usados para resolver problemas complexos, otimizar processos e tomar decisões.

Um exemplo simples de algoritmo é a receita de um bolo. A receita fornece uma série de etapas claramente definidas que levam à criação de um bolo. Cada etapa é precisa e inequívoca, e a receita termina após um número finito de etapas.

Aprenda algoritimos com Portugol.

Portugol, também conhecido como Português Estruturado, é uma família de linguagens de programação que tem como base a língua portuguesa. Algumas de suas variações podem ser consideradas pseudocódigo, enquanto outras são linguagens completas, livres de contexto, com gramáticas definidas e implementações em editores ou compiladores.

Elas são usadas tanto para o estudo de algoritmos e estruturas de dados quanto para a criação de compiladores, interpretadores e ferramentas de diagramação, como geradores de fluxogramas.

Softwares como o VisuALG ajudam no processo de aprendizagem de Lógica de Programação e algoritimos.

Exemplo de um algoritmo.

Um exemplo simples de algoritmo é o algoritmo de Euclides para encontrar o maior divisor comum (MDC) entre dois números.

O MDC é o maior número que divide ambos os números sem deixar resto. Aqui está o algoritmo em pseudocódigo:

função MDC(a, b)
    enquanto b ≠ 0
        t ← b
        b ← a mod b
        a ← t
    retorne a

Este algoritmo usa o operador módulo (mod) para calcular o resto da divisão de a por b. Ele então atualiza os valores de a e b e repete o processo até que b seja igual a zero. Quando isso acontece, o valor de a é o MDC dos dois números originais.

Algorítimos e Fluxogramas

Algoritmos e fluxogramas estão relacionados porque ambos são usados para representar a solução para um problema de maneira visual e fácil de entender. Um fluxograma, é um diagrama que representa visualmente o fluxo de um processo ou algoritmo.

Um fluxograma pode ser usado para representar visualmente as etapas de um algoritmo. Cada etapa do algoritmo é representada por um símbolo diferente no fluxograma, e as setas são usadas para mostrar a ordem em que as etapas devem ser executadas. Isso torna mais fácil entender o funcionamento do algoritmo e identificar possíveis problemas ou melhorias.

algoritimo e fluxogramas
Fluxograma contendo os passos de como trocar uma lâmpada queimada.

Algorítimos e Lógica de Programação

Algoritmos e lógica de programação estão intimamente relacionados. 

A lógica de programação é usada para implementar algoritmos em programas de computador. Os algoritmos fornecem a estrutura geral para resolver um problema, enquanto a lógica de programação fornece os detalhes específicos de como implementar essa solução em um programa de computador.

Para implementar um algoritmo em um programa de computador, é necessário usar a lógica de programação para traduzir as etapas do algoritmo em instruções que possam ser executadas por um computador. Isso envolve o uso de estruturas de controle, como loops e condicionais, para controlar o fluxo de execução do programa e garantir que ele siga as etapas do algoritmo corretamente.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.