Ads

Um algoritmo é uma série detalhada de instruções para executar uma operação ou resolver um problema. Em uma abordagem não técnica, usamos algoritmos em tarefas diárias, como uma receita para assar um bolo ou um manual do tipo faça você mesmo.

Tecnicamente, os computadores usam algoritmos para listar as instruções detalhadas para executar uma operação. Por exemplo, para calcular o salário de um funcionário, o computador usa um algoritmo. Para realizar esta tarefa, os dados apropriados devem ser inseridos no sistema.

Em termos de eficiência, vários algoritmos são capazes de realizar operações ou solução de problemas com facilidade e rapidez.

O que é Lógica de Programação?

A lógica de programação é uma construção fundamental da ciência da computação.

Basicamente, para criarmos algoritmos precisamos de lógica, ou seja, definir de forma detalhada e coerente todas as instruções que serão passadas para o computador. Uma vez que o algoritmo está correto, ele é transformado em um programa de computador.

A lógica de programação define as regras de como estes algoritmos e programas serão escritos. Muitas vezes, precisamos tomar decisões durante a escrita de um algoritmo e a lógica de programação define como os computadores poderão tomar estas decisões.

A lógica de programação em geral baseia-se em uma base de lógica computacional compartilhada por humanos e máquinas, que é o que exploramos à medida que continuamos interagindo com as novas tecnologias. Com isso em mente, é possível desenvolver definições mais específicas de uma lógica de programação relacionadas à base de um pedaço de código.

O vídeo abaixo foi produzido pelo próprio Centro Paula Souza e dá uma geral sobre os conceitos iniciais de Lógica de Programação, vale a pena assistir.

Para completar o assunto anterior, neste outro vídeo aprendemos mais sobre algoritmos e suas aplicações;

O que é uma linguagem de programação?

Uma linguagem de programação é uma linguagem que pode ser compreenda tanto por humanos como por computadores existem várias linguagens. Elas são usadas por programadores para desenvolver programas de software, scripts ou outros conjuntos de instruções para execução de computadores .

Embora muitos linguagens de programação compartilhem semelhanças, cada um tem sua própria sintaxe . Depois que um programador aprende as regras, sintaxe e estrutura das linguagens, ele escreve o código-fonte em um editor de texto ou IDE e em seguida, o programador geralmente compila o código em linguagem de máquina que pode ser entendida pelo computador. Linguagens de script, que não exigem um compilador, usam um intérprete para executar o script que iremos falar com mais detalhes nas próximas aulas.

Como aprender a programar?

O site code.org é o melhor lugar para começar, nele você aprende de forma lúdica a construir algoritmos usando programação visual, na qual você trabalha com blocos de códigos já prontos mas que necessita colocá-los em uma ordem que seja coerente e compreendida pelo computador.

Para estudantes entre 10 e 18 anos, acesse – https://studio.code.org/s/course4

Passo 2 – Pseudocódigo

Depois que você quebrar a cabeça com o code.org você estará preparado para o passo 2. Aqui vamos aprender a escrever os algoritmos, o pseudocódigo é uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples (nativa a quem o escreve, de forma a ser entendida por qualquer pessoa) sem necessidade de conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem de programação.



Passo 3 – Aprenda uma linguagem de programação

Na Etec iremos aprender C# logo no início do curso. Estas linguagens bem aceitadas no mercado de trabalho e pagam muito bem programadores que desenvolvem programas com elas. Você pode ver a primeira aula de C# aqui – Exemplo de uma aplicação de console usando C#

Apostila de Lógica de Programação do Centro Paula Souza

Para facilitar nossos estudos, o Centro Paula Souza preparou um material completo de apostila e vídeos que serão abordados no decorrer do curso. Você pode fazer o download da apostila clicando aqui.

IMPORTANTE! Não é necessário imprimir (a natureza agradece) mas deixe sempre uma cópia do arquivo em seu celular e em seu pendrive para que possa consultar o material sempre que necessário.

Apostila complementar

Além da apostila do Centro Paula Souza, eu indico a apostila dos cursos da Escola Técnica Aberta do Brasil, a apostila pode ser baixada clicando aqui, porém ela não será utilizada com frequências em nossas aulas, mas é importante mante-la por perto caso surja aquela dúvida.

Vamos usar também a apostila de C#, que é a linguagem que iremos aprender, porém não vamos usá-la de imediato mas é interessante já fazer o download dela para dar uma espiadinha, clique aqui para fazer o download e seja feliz!

Cuidado com vídeos aleatórios do YT

Muitos alunos, na preguiça de ler e no desespero das véspera de avaliações recorrem ao Youtube buscando conhecimento rápido e infelizmente isso é pouco difícil quando se trata de Lógica de Programação! É importante saber que Lógica de Programação é uma matéria delicada dentro do curso técnico e que o cronograma e sequência das aulas do professor devem ser respeitadas para que você possa aproveitar melhor as aulas. Se você prefere estudar pelo YT, sem problemas, mas não deixe para estudar na véspera das avaliações pois isso pode te confundir ao invés de te ajudar. Converse com o seu professor para que ele possa te indicar vídeos que estão de acordo com o cronograma e estrutura das aulas.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.