Ads

Hoje vamos aprender a programar em C# (leia-se C Sharp), uma linguagem de programação da Microsoft, originada da linguagem C e orientada à objetos, sendo hoje, considera a principal linguagem de desenvolvimento de softwares comerciais do mundo.

C# x JAVA?

A própria MS já foi usuária do Java, porém, aplicações Java são executadas sempre em uma JVM, ou seja, uma Máquina Virtual Java. Isso permite ao Java que suas aplicações não dependam do sistema operacional, desta forma, uma aplicação Java pode ser executada em qualquer sistema que tenha suporte à um JVM.

O C# surgiu justamente na dificuldade de comunicação da aplicação com o sistema operacional. A MS chegou a criar uma adaptação do Java chamada de J++ para resolver este problema mas acabou no tribunal, sendo processada pela SUN, empresa detentora do Java.

A MS então abandonou o Java e buscou na linguagem C e em outras linguagens uma inspiração e uma nova solução para resolver problemas de comunicação com o sistema Windows. Eis que surge o COOL  (C-like Object Oriented Language), um linguagem que manipulava APIs do sistema. Esta API foi denominada de .NET

C# e .NET são a mesma coisa?

De forma alguma! Vamos entender que .NET é uma biblioteca, um local onde está disponível diversos recursos do sistema e quando você precisa de um destes recursos você recorre a esta biblioteca. Este “acesso ao recurso” depende de uma linguagem de programação. O C# é uma das linguagens que podem acessar a biblioteca .NET e carregar o recurso do sistema que você necessita.

Mas além do C#, a linguagem ASP.Net e F# também podem acessar a biblioteca .NET.

Meu primeiro programa em C#

Se ainda não possui o VS instalado em seu computador, faça o download aqui escolha a versão Professional e utilize o seu e-mail institucional da Etec para validar a licença de uso. Se você não é um estudante da Etec, recomendo então que faça o download da versão Community do Visual Studio, que também é gratuita.

    1. Execute o Visual Studio.
    2. Clique no menu Arquivo > Novo > Projeto.
    3. Conforme mostra a imagem, selecione Visual C# e depois Aplicativo de Console (.NET framework).
    4. Na parte inferior da janela, defina um nome para o seu projeto.
    5. Clique em Ok e aguarde alguns segundos.
    6. Você terá acesso a um editor de código conforme imagem.
    7. Acrescente o seguinte código:
         String nome; //cria a variável nome
         Console.WriteLine("Hello World!");
         Console.WriteLine("Digite seu nome");
         nome = Console.ReadLine(); // lê a variável nome
         Console.WriteLine("Olá " + nome);
      
         //encerra o programa.
         Console.WriteLine("pressione qualquer tecla para sair.");
         Console.ReadKey();
      

Perceba que;

Console.WriteLine() equivale ao escreva() em algoritmo. Este comando permite escrever textos na tela.

String nome é o mesmo que escrever literal: nome em algoritmo. Usamos para criar variáveis.

nome = Console.ReadLine(); É o mesmo que leia(nome) em algoritmo. este comando permite que o usuário digite um valor para a variável.

Executando meu primeiro programa C# no Visual Studio

Agora vamos ver como nosso programa ficou. Para executar o programa basta pressionar a tecla F5, o resultado será este;

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.