Ads

C# é uma linguagem de programação desenvolvida e lançada pela Microsoft em 2001 para substituir o Visual Basic 6 e concorrer diretamente com o Java que era na época a principal linguagem de programação comercial usada em ambientes de desenvolvimento corporativo.

C# é uma linguagem simples, moderna e orientada a objetos que fornece aos desenvolvedores flexibilidade e recursos modernos para construir software que não só funcionará hoje, mas será aplicável por anos no futuro.

Vantagens do C#

As principais características da linguagem C # incluem:

  1. Gratuito e Open Source.
  2. Moderno
  3. Fácil de aprender
  4. Rápido e de código aberto
  5. Plataforma cruzada, pode-se criar programas para Windows, Mac, Linux e aplicativos móveis.
  6. Seguro
  7. Versátil
  8. Em evolução
  9. Produtivo

O que é .NET?

O C# é uma linguagem de programação, porém somente o C# sozinho não é possível criar coisas tão interessantes em naturalmente acabamos sentindo a falta de recursos na linguagem.

Assim como Java faz om o JDK, uma forma de turbinar a linguagem é através do uso da biblioteca .Net. Esta biblioteca acaba sendo uma plataforma que fornece diversos recursos relacionados à interface, acesso a dados, conectividade a banco de dados, criptografia, comunicações de rede e ambiente de desenvolvimento web. Através do uso de classes e suas funcionalidades o desenvolvedor tende a se tornar mais produtivo e eficiente.

Como aprender a programar em C#

Aqui no Blogson você encontra dois artigos para iniciantes, confira;

Além é claro de livros disponíveis na livraria do Blogson

C# ou Java?

Por se tratar uma linguagem apoiada pela Microsoft naturalmente o C# tem destaque no mercado de desenvolvimento e atualmente se tornou uma excelente alternativa ao Java.

C# começou copiando muito o Java e isso era motivo de piada, porém, a linguagem se amadureceu e hoje o Java usa algumas práticas do C#. Para tornar o C# mais eficiente a Microsoft torno-o gratuito e open source através .NET Foundation, isso permitiu muitas colaborações por parte do desenvolvedores e engenheiros de software.

Embora não exista linguagem melhor ou pior, o C# se destaca no desenvolvimento de aplicações Desktop, a facilidade de uso, a quantidade de recursos e extenso manual fornecido pela Microsoft tornam o C# atrativo, além do fato de ser gratuito, o que gera custos extras pra empresas.

Talvez a grande desvantagem em relação ao Java é a IDE Visual Studio que a cada nova atualização exige mais recursos de processamento e memória dos desenvolvedores o que torna o uso em computadores mais modestos quase que inviável, isso reflete diretamente na dificuldade de aprendizagem pois nem todo estudante possui recursos de processamento sobrando para poder executar o Visual Studio.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.