Ads

Você já ouviu falar em blockchain? Esse termo vem ganhando cada vez mais destaque no mundo da tecnologia e dos negócios, mas muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que ele significa e como ele funciona. Neste artigo, vamos explicar de forma simples e objetiva o que é blockchain, como ele funciona e quais são suas principais aplicações e exemplos de uso.

  1. O que é blockchain?
  2. Como Funciona o Blockchain?
  3. Quais São as Aplicações do Blockchain?
  4. Exemplos de uso do Blockchain.

O que é blockchain?

Blockchain é uma tecnologia que permite a criação de um registro digital distribuído e imutável de transações, dados ou informações. O nome blockchain vem do inglês e significa “cadeia de blocos”, pois cada bloco contém um conjunto de dados que são ligados entre si por meio de criptografia. Esses blocos são armazenados em uma rede descentralizada de computadores, chamada de nós, que validam e mantêm uma cópia idêntica do registro. Dessa forma, o blockchain elimina a necessidade de intermediários ou autoridades centrais para garantir a confiabilidade, a segurança e a transparência das transações.

Como funciona o blockchain?

Como Funciona o Blockchain

O funcionamento do blockchain pode ser resumido nos seguintes passos:

  1. Quando uma transação é realizada, ela é enviada para a rede de nós, que verificam sua validade e a adicionam a um bloco.
  2. Cada bloco contém um código chamado de hash, que identifica o bloco anterior e o atual, criando uma ligação entre eles. Além disso, cada bloco contém um código chamado de nonce, que é gerado por um algoritmo matemático complexo e serve para dificultar a alteração dos dados.
  3. O bloco é então submetido a um processo chamado de mineração, que consiste em resolver um problema matemático para encontrar o nonce correto. O primeiro nó que resolver o problema recebe uma recompensa em forma de criptomoeda (como o bitcoin) e transmite o bloco para os outros nós.
  4. Os outros nós validam o bloco e o adicionam ao seu registro, formando uma cadeia de blocos. Se houver algum conflito entre os registros, prevalece o mais longo, pois ele representa o maior consenso da rede.
  5. A transação é então confirmada e registrada no blockchain, tornando-se irreversível e imutável.
Como funciona a BlockChain Passo a Passo

Quais são as aplicações do blockchain?

O blockchain tem diversas aplicações possíveis em diferentes setores e áreas, como:

  • Finanças: o blockchain permite a realização de transações financeiras sem intermediários, reduzindo custos, tempo e riscos. Além disso, o blockchain pode facilitar a inclusão financeira, permitindo que pessoas sem acesso a bancos possam enviar e receber dinheiro de forma segura e barata.
  • Logística: o blockchain pode melhorar a rastreabilidade e a eficiência da cadeia de suprimentos, garantindo a origem, a qualidade e a autenticidade dos produtos. Por exemplo, o blockchain pode ser usado para acompanhar a produção e o transporte de alimentos, medicamentos ou produtos agrícolas.
  • Saúde: o blockchain pode melhorar o gerenciamento e o compartilhamento de dados médicos, respeitando a privacidade e a segurança dos pacientes. Por exemplo, o blockchain pode ser usado para armazenar prontuários eletrônicos, prescrições médicas ou resultados de exames.
  • Governo: o blockchain pode aumentar a transparência e a participação cidadã na gestão pública, reduzindo a burocracia e a corrupção. Por exemplo, o blockchain pode ser usado para realizar votações eletrônicas, registros civis ou licitações públicas.
  • Educação: o blockchain pode facilitar a emissão e a verificação de diplomas, certificados ou credenciais educacionais, evitando fraudes e falsificações. Por exemplo, o blockchain pode ser usado para registrar cursos online, cursos livres ou cursos profissionalizantes.

Exemplos de uso do blockchain

Alguns exemplos reais de uso do blockchain são:

  • Bitcoin: é a primeira e mais famosa criptomoeda baseada em blockchain, que permite realizar transações financeiras peer-to-peer (de pessoa para pessoa) sem intermediários. O bitcoin foi criado em 2009 por uma pessoa ou grupo anônimo sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto.
  • Ethereum: é uma plataforma de blockchain que permite a criação de aplicações descentralizadas (dApps) e contratos inteligentes (smart contracts), que são acordos digitais que se executam automaticamente quando as condições são cumpridas. O ethereum foi criado em 2015 por Vitalik Buterin e outros desenvolvedores.
  • Hyperledger: é um projeto de código aberto que visa desenvolver soluções de blockchain para empresas e organizações. O hyperledger é apoiado pela Linux Foundation e conta com a participação de grandes empresas como IBM, Intel e SAP.
  • Corda: é uma plataforma de blockchain voltada para o setor financeiro, que permite a realização de transações entre instituições financeiras de forma segura, rápida e eficiente. O corda foi criado em 2016 pelo consórcio R3, que reúne mais de 200 bancos e empresas do mundo todo.
  • Alastria: é uma rede de blockchain nacional na Espanha, que visa promover o desenvolvimento e a adoção de blockchain em diferentes setores e áreas. O alastria foi criado em 2017 por um grupo de mais de 70 empresas e instituições espanholas.
Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.