• Categoria do post:WikiBlogson
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura
Ads

PHP é uma linguagem de programação para desenvolvimento de páginas e aplicações web. É uma linguagem amplamente usada e pode ser incorporada em HTML.

Sem dúvida, a melhor coisa que você deve saber sobre PHP é que ele é fácil de aprender, amigável para iniciantes. 

O que significa PHP?

PHP significa Hypertext Preprocessor que, por si só, é confuso. Na verdade, não é tão complicado quanto parece – se você tiver um conhecimento básico de HTML, PHP será muito fácil de aprender. Ele permite que você colete, processe e utilize dados para criar saídas – basicamente, permite que você interaja com todas as suas páginas.

PHP x JavaScript

Já aprendemos que JavaScript também é uma linguagem de programação e que também pode ser incorporado ao HTML. Por que escolher PHP em vez de JavaScript, então? A principal diferença entre os dois é que o JavaScript é executado no cliente (por exemplo, seu navegador), enquanto o PHP é executado no servidor, gerando HTML que é então enviado ao cliente.

Como aprender a programar em PHP?

Inicialmente é necessário conhecer HTML. Conhecer o básico de CSS e JS também será um diferencial. É essencial também aprender e praticar linguagem de programação para melhorar sua lógica e tirar melhor proveito do PHP.

Finalmente, você precisar de um bom editor de códigos como o Brackets, ATOM ou Visual Code e um softwares WAMP (Windows + Apache + MySQL + PHP) que irá criar em seu computador um servidor local para que você possa então criar suas primeiras páginas PHP. Para iniciantes eu recomendo o Laragon.

Aprenda informática – Veja também:

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.