• Categoria do post:WikiBlogson
  • Tempo de leitura:6 minutos de leitura
Ads

HTML é a linguagem de marcação padrão para criar páginas da web. HTML significa Hyper Text Markup Language ou Linguagem de marcação de HiperTexto.

A ideia de marcação vem da forma de se programar o HTML, através de tags (etiquetas), pela quais definimos o conteúdo e estrutura de uma página ou site

  • HTML é a linguagem de marcação padrão para a criação de páginas da web.
  • HTML descreve a estrutura de uma página da web
  • HTML consiste em uma série de elementos
  • Os elementos HTML informam ao navegador como exibir o conteúdo
  • Os elementos HTML rotulam partes de conteúdo como “isto é um título”, “isto é um parágrafo”, “isto é um link”, etc.

A seguir um exemplo básico de uma estrutura de página HTML.

<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<title>Título da Página</title>
</head>
<body>

<h1>Minha primeira página</h1>
<p>Olá Mundo.</p>

</body>
</html>

Editores de código HTML

Para criar sites em HTML é necessário o uso de editores de código ou softwares que facilitam a criação e construção de páginas para web.

Principais Editores de HTML

1) Brackets.io

Brackets é um editor de HTML de código aberto. Funciona bem com HTML, CSS, LESS, SCSS e JavaScript, o que o torna perfeito para desenvolvimento de páginas web.

Ele também inclui um recurso de visualização ao vivo da página que você estiver codificando para economizar seu tempo. Em vez de salvar o arquivo, carregue-o no servidor e, em seguida, visualize o site para ver as alterações feitas.

Brackets fornece uma experiência profissional e é um editor de texto fácil de usar para HTML. É definitivamente um dos melhores editores de HTML que você pode obter.

2) Atom

O Atom é outro editor de texto HTML gratuito e de código aberto. Também é bem suportado pela comunidade GitHub e é um dos melhores editores de HTML.

Ele suporta o uso de vários painéis, o que significa que você pode editar vários arquivos ao mesmo tempo. Isso é especialmente útil se você estiver trabalhando em arquivos inter-relacionados.

Há também um recurso de preenchimento automático, realce de sintaxe, pesquisa e substituição. Sua interface de usuário é personalizável e possui integrações Git e GitHub. Oferece experiência profissional e é intuitivo de usar.

3) Visual Studio Code

O Visual Studio Code é um editor de HTML de código aberto gratuito mantido pela Microsoft. Inclui recursos básicos, como destaque de sintaxe, mas também há uma opção de preenchimento automático que fornece complementos inteligentes com base em tipos de variáveis, definições de funções e módulos importados.

O Visual Studio Code oferece suporte a HTML, CSS, Sass, Less, JavaScript, PHP, C #, C ++, Ruby, Perl, SQL, XML, JSON, Python e muitas outras linguagens.

É certamente um dos melhores editores de HTML porque é muito avançado e, ao mesmo tempo, bastante intuitivo de usar. Embora tenha muitos recursos, a interface do usuário (IU) é limpa e bem organizada.

Aprenda informática – Veja também:

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.