preloder

Introdução ao HTML 5

O HTML é uma linguagem de marcação de hipertexto e atualmente se encontra em sua versão 5.0. É importante entender que HTML não é uma linguagem de programação.

 

Podemos entender hipertexto como um conjunto de textos e outras mídias digitais que podem ser publicadas na internet e que podem ser acessadas através do protocolo http.

Observe que todo acesso que você realiza à um site é precedido de http:\\ na url.

Mídias digitais podem ser Streaming (áudio e vídeo), textos, imagens e animações, bem como, também outros recursos interativos onde o internauta se interage com a mídia, como por exemplo, um game que você executa diretamente em seu navegador.

 

Material do Professor

Eu costumo utilizar em minhas aulas o aplicativo NotePad++, Dreamweaver , Photoshop (ambos devidamente licenciados pelo Centro Paula souza) e algum software de servidor web, no caso, prefiro o uso do VertigoServ que é bem leve e atende todas as necessidades de um desenvolvedor web.

Como apostila, eu uso o material da w3schools.com, site consagrado e conhecido mundialmente pelos seus materiais 100% gratuitos.

 

Primeira aula

A informática possui um passado negro, ela cresceu comendo guerrase dentro deste passado surgiu a Internet. Na primeira aula eu explano a história da Internet, citando a ascensão da malha ferroviária dos EUA seguida da teia telefônica criada pela AT&T e seus laboratórios.

Para quem quiser se aprofundar ainda mais sobre a história da Internet

Estrutura de um arquivo HTML

Páginas HTML são formadas por tags (etiquetas). Etiquetas servem justamente para fazermos marcações certo? E é partindo deste conceito que HTML significa Hipertext Markup Language ou Linguagem de marcação de texto.

Para escrever documentos HTML não é necessário mais do que um editor de texto simples e conhecimento dos códigos que compõem a linguagem. Os códigos (conhecidos como tags) servem para indicar a função de cada elemento da página Web. Os tags funcionam como comandos de formatação de textos, formulários, links (ligações), imagens, tabelas, entre outros.




	
	

%MINIFYHTML5760a5747d221ac3fd41bcdcb34c19865%

Deixe seu comentário