Ads

Cascading Style Sheets, carinhosamente chamadas de CSS, é uma linguagem de design simples destinada a simplificar o processo de tornar as páginas da web bem apresentáveis.

Para que serve o CSS?

CSS trata a aparência e o comportamento de uma página da web. Usando CSS, você pode controlar a cor do texto, o estilo das fontes, o espaçamento entre os parágrafos, como as colunas são dimensionadas e dispostas, quais imagens ou cores de fundo são usadas, designs de layout, variações na exibição para diferentes dispositivos e tamanhos de tela bem como uma variedade de outros efeitos.

CSS é fácil de aprender e entender, mas fornece um controle poderoso sobre a apresentação de um documento HTML. Mais comumente, CSS é combinado com as linguagens de marcação HTML ou XHTML.

Vantagens do CSS

  • CSS economiza tempo – você pode escrever CSS uma vez e reutilizar a mesma planilha em várias páginas HTML. Você pode definir um estilo para cada elemento HTML e aplicá-lo a quantas páginas da Web desejar.
  • As páginas carregam mais rápido – se você estiver usando CSS, não precisará escrever atributos de tag HTML todas as vezes. Basta escrever uma regra CSS de uma tag e aplicá-la a todas as ocorrências dessa tag. Portanto, menos código significa tempos de download mais rápidos.
  • Fácil manutenção – Para fazer uma mudança global, basta alterar o estilo e todos os elementos em todas as páginas da web serão atualizados automaticamente.
  • Estilos superiores para HTML – CSS tem uma gama de atributos muito mais ampla do que HTML, então você pode dar uma aparência muito melhor à sua página HTML em comparação aos atributos HTML.
  • Compatibilidade com vários dispositivos – Folhas de estilo permitem que o conteúdo seja otimizado para mais de um tipo de dispositivo. Usando o mesmo documento HTML, diferentes versões de um site podem ser apresentadas para dispositivos portáteis, como PDAs e telefones celulares, ou para impressão.
  • Padrões globais da web – agora os atributos HTML estão sendo descontinuados e é recomendado o uso de CSS. Portanto, é uma boa ideia começar a usar CSS em todas as páginas HTML para torná-las compatíveis com navegadores futuros.

Aprenda informática – Veja também:

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.