Ads

A Microsoft Corporation é uma empresa de tecnologia fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen em Albuquerque, Novo México, Estados Unidos. A empresa é conhecida principalmente por seu sistema operacional Windows e pela suíte de produtividade Office, além de ter tido um papel importante no desenvolvimento da indústria de computadores pessoais.

Microsoft Altair 8800

Nos primeiros anos, a Microsoft desenvolveu software para computadores pessoais, incluindo o Altair BASIC, que foi um dos primeiros sistemas operacionais para o computador pessoal Altair 8800.

Em 1980, a Microsoft entrou em um acordo com a IBM para fornecer o sistema operacional do IBM PC, o que levou ao desenvolvimento do MS-DOS, um dos primeiros sistemas operacionais para PC.

IBM com MS DOS história da Microsoft
Computador IBM com sistema operacional MS-DOS da Microsoft.

O sucesso do MS-DOS levou a Microsoft a se tornar uma das empresas mais influentes do setor de tecnologia.

Nos anos 80 e 90, a Microsoft continuou a desenvolver e lançar produtos populares, incluindo o Microsoft Windows 3.0, o Microsoft Office e o Internet Explorer. O Windows 95, lançado em 1995, foi um marco na história da empresa e da computação pessoal em geral.

Ele introduziu uma interface gráfica do usuário mais amigável e a possibilidade de multitarefa.

windows 95 - história da Microsoft
O Windows 95 revolucionou o conceito de computador pessoal a aprimorar as interfaces gráficas.

Em 2000, a Microsoft lançou o Windows 2000, um sistema operacional para servidores e estações de trabalho que oferecia maior estabilidade e confiabilidade do que as versões anteriores do Windows.

No mesmo ano, a empresa também lançou o Microsoft.NET Framework, uma plataforma para desenvolvimento de software. Em 2001, a Microsoft lançou o Windows XP, um sistema operacional para desktops e laptops que se tornou extremamente popular.

No final dos anos 90 e início dos anos 2000, a Microsoft enfrentou um processo antitruste movido pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que acusou a empresa de usar seu poder de mercado para sufocar a concorrência.

O Antitruste é um conjunto de leis e regulamentações que visam promover a livre concorrência e prevenir a formação de monopólios e práticas comerciais anticompetitivas. Essas leis têm como objetivo proteger os consumidores e garantir que as empresas compitam em um mercado aberto e justo.

processo antitruste da Microsoft
Bill Gates no banco de réu no julgamento sobre o seu processo antitruste.

O caso foi resolvido em 2001, com a Microsoft concordando em fazer mudanças em sua estratégia de negócios.

Nos anos seguintes, a Microsoft lançou várias versões do Windows e do Office, incluindo o Windows Vista, Windows 7 e Windows 8, bem como o Office 2007 e Office 2010. Em 2012, a empresa lançou o Windows 8, que introduziu uma nova interface de usuário voltada para dispositivos sensíveis ao toque. Em 2015, a Microsoft lançou o Windows 10, que é uma versão mais moderna do Windows que oferece recursos como a Cortana, uma assistente virtual, e o Microsoft Edge, um navegador da web.

office 97 a história da microsoft
O Office 97 ajudou a popularizar ainda mais a Microsoft junto com o Windows.

A Microsoft também entrou em outras áreas de negócios ao longo dos anos, incluindo a criação de hardware, como a linha Surface de dispositivos, bem como a aquisição do LinkedIn e da plataforma de codificação GitHub. A empresa também está trabalhando em tecnologias emergentes, como inteligência artificial e realidade virtual.

Atualmente, a Microsoft é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, com uma capitalização de mercado que frequentemente ultrapassa US $ 2 trilhões. A empresa continua a ser um líder em sistemas operacionais e software empresarial, bem como em tecnologias emergentes.

Quer conhecer mais sobre a história da Microsoft? Visite o site oficial disponível em https://learn.microsoft.com/pt-br/shows/history/

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.