• Categoria do post:WikiBlogson
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura
Ads

Um IDE, ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado que oferece ferramentas para que os programadores escrevam seus códigos, testes, compilem e distribuam seus softwares.

A IDEs tem como principal objetivo aumentar a produtividade do programador. Conheça agora as mais populares atualmente.

Exemplos de IDE

Visual Studio

O Visual Studio da Microsoft é a IDEs da Microsoft, nela é possível desenvolver aplicações para Desktop e também para dispositivos móveis, você pode optar por desenvolver nas linguagens C#, Visual Basic, F#, C e Python, além de ter integrações com o serviço de nuvem da Microsoft Azure, Git Hub e integrações com repositórios de pacotes.

O Visual Studio possui uma versão gratuita denominada de Community voltada para uso pessoal e educacional e oferece também as versões Professional e Enterpise para empresas, dando destaque aos recursos de nuvem e equipes.

Oracle Netbeans IDE

Voltado para desenvolvedores Java, o Netbeans também é um ambiente completo que oferece vários recursos. É possível desenvolver em Java, JavaScript, HTML5, PHP, C/C++, Groovy, Ruby, entre várias outras. Possui conexão nativa com diversos banco de dados do mercado e oferece várias extensões gratuitas para você turbinar ainda mais os seus projetos.

IBM Eclipse IDE

A principal alternativa ao NetBeans é o Eclipse mantido pela IBM, também é 100% gratuito e permite desenvolver em Java, C/C++, PHP, ColdFusion, Python, Scala e Kotlin, além é claro, de ser o ambiente para usar as principais ferramentas de desenvolvimento da IBM.

Apache Android Studio

Android Studio é um ambiente de desenvolvimento integrado para desenvolver para a plataforma Android. Foi anunciado em 16 de Maio de 2013 na conferência Google I/O. Android Studio é disponibilizado gratuitamente sob a Licença Apache 2.0.

O Android Studio é capaz de emular versões do Android em seu computador e você poderá desenvolver aplicativos e testar nestas máquinas virtuais Android.

XCode IDE

XCode é um ambiente de desenvolvimento integrado e software livre da Apple Inc. para gerenciamento de projetos relacionados com o sistema operacional macOS e iOS da Apple.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.