• Categoria do post:WikiBlogson
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura
Ads

Uma VPN, ou Rede Privada Virtual, permite que você crie uma conexão segura com outra rede pela Internet. VPNs podem ser usados ​​para acessar sites restritos por região, proteger sua atividade de navegação de olhares indiscretos em redes Wi-Fi públicas e muito mais.

As principais vantagens de se usar uma VPN são;

  • Anonimato na Internet. Você não usará o IP fornecido pelo Provedor de Internet mas sim o IP do serviço de VPN que você estiver utilizando.
  • Você ficará mais seguro. Você estará navegando em uma rede privada onde toda a sua conexão é criptografada.
  • Você poderá acessar serviços bloqueados em seu país, haja vista que na VPN você pode na maioria das vezes alterar o local do seu IP de Internet

Quais as desvantagens de se usar uma VPN?

Nem tudo são flores, eis algumas desvantagens

  • A velocidade de sua navegação poderá ficará na maioria das vezes reduzida. Por exemplo, se seu plano de internet é de 100Mbp, você poderá navegar a 20Mbp.
  • Poderá ter problemas com downloads grandes. Como você está em uma rede criptografa o envio de pacotes pode ser mais lento e algumas vezes se perder no meio do caminho resultando em arquivos corrompidos ou downloads interrompidos.
  • A IP da sua VPN pode estar em listas negras. Isso pode acontecer com VPN muito populares aonde usuários mal intencionados usam destas VPN para promoverem ações ilegais, afinal eles estarão tecnicamente anônimos. Esta atitude faz com que os IPs do seu serviço de VPN fique bloqueado em vários servidores, sites e serviços de e-mail.

Como usar VPN no meu computador?

Se a sua intenção é apenas navegar na Internet, as maneiras mais fáceis e gratuitas são;

  1. Experimente o navegador Opera. Ele possui um serviço de VPN em eficiente. Saiba como usar a VPN do Opera lendo este artigo – Opera, por que acreditar neste navegador?
  2. Instale extensões para o Chrome ou Edge como o BetterNet ou TouchVPN que são confiáveis e gratuitos.
BetterNet para Chrome

Mas se você deseja utilizar outros serviços como FTP, SSH, clientes de e-mail e aplicações como games, Spotify, Netflix que executam fora do navegador o ideal é comprar um serviço de VPN confiável e desconfiar de qualquer serviço gratuito de VPN, afinal, manter uma rede segura criptografada possui custos para seus gestores.

Existem vários e prefira sempre os mais confiáveis com Phanton VPN da Avira ou AVG Secure VPN.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.