• Categoria do post:WikiBlogson
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura
Ads

Endereço IP significa endereço de protocolo de internet fornecido pelo Provedor de Internet caso esteja conectado a Internet ou fornecido por um roteador caso esteja conectado apenas a uma rede local. Se estiver conectados aos dois, você provavelmente terá dois IPs, um IP de rede local e outro de Internet.

Um IP é um número de identificação associado a um computador ou rede de computadores específica. Quando conectados, o endereço IP permite que os computadores enviem e recebam informações.

Principais Características de um IP

  • Um endereço de protocolo de Internet (IP) permite que os computadores enviem e recebam informações.
  • Existem quatro tipos de endereços IP: público, privado, estático e dinâmico.
  • Um endereço IP permite que as informações sejam enviadas e recebidas pelas partes corretas, o que significa que também podem ser usados ​​para rastrear a localização física de um usuário.

Como saber qual é o meu IP?

Aqui no Blogson você encontra uma ferramenta que identifica o seu IP e fornece detalhes sobre ele.

Como funciona um endereço IP

Um endereço IP permite que os computadores enviem e recebam dados pela Internet. A maioria dos endereços IP é puramente numérica, mas conforme o uso da Internet aumenta, letras foram adicionadas a alguns endereços.

Existem quatro tipos diferentes de endereços IP: público, privado, estático e dinâmico. Enquanto o público e o privado são indicativos da localização da rede – privado sendo usado dentro de uma rede enquanto o público é usado fora de uma rede – estático e dinâmico indicam permanência.

Um endereço IP estático é aquele que foi criado manualmente, em vez de ter sido atribuído. Um endereço estático também não muda, enquanto um endereço IP dinâmico foi atribuído por um servidor DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) e está sujeito a alterações. Os endereços IP dinâmicos são o tipo mais comum de endereços de protocolo da Internet. Os endereços IP dinâmicos ficam ativos apenas por um determinado período de tempo, após o qual expiram. O computador solicitará automaticamente um novo aluguel ou poderá receber um novo endereço IP.

Um endereço IP pode ser comparado a um número de RG ou CPF de um cidadão, pois cada um é totalmente exclusivo para o computador ou usuário ao qual está atribuído. A criação desses números permite que os roteadores identifiquem para onde estão enviando informações na Internet. Eles também verificam se os dispositivos corretos estão recebendo o que está sendo enviado. Assim como a agência postal precisa de um endereço de correspondência para entregar um pacote, um roteador precisa de um endereço IP para entregar no endereço da web solicitado.

IPv4 e IPv6

O que é o IPv4?

IPv4 significa Protocol version 4, ou versão 4 de protocolos IP. Cada um que estiver online em uma rede terá um código único de 4 octetos (bits), algo como 99.48.227.227. É através deste número IP que podemos nos comunicar na rede, fazer transferências de arquivos e navegar nos nossos sites favoritos.

O que é o IPv6?

O IPv4 sustenta uma combinação aproximada de 4,29 bilhões de IPs. O grande problema do Ipv4 é que em breve ele não será mais suficiente para suprir a quantidade de dispositivos conectados na Internet.

A proposta é subsistir o IPv4 por um novo padrão denominado de IPv6. Este novo protocolo permite até 340.282.366.920.938.000.000.000.000.000.000.000.000 números IPs possíveis, ou seja, muito mais do que 4 bilhões atuais do IPv4.

Diferenças entre IPv4 e IPv6

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.