Ads

Linus Torvalds é um engenheiro de software finlandês que criou o kernel Linux, o núcleo do sistema operacional Linux. O Linux é um sistema operacional open source que é usado em uma ampla variedade de dispositivos, incluindo computadores desktop, laptops, servidores e até mesmo smartphones.

Os primeiros anos

Linus Torvalds nasceu em Helsinque, Finlândia, em 28 de dezembro de 1969. Ele começou a programar computadores aos 11 anos de idade, e se interessou pelo kernel MINIX, um sistema operacional gratuito e de código aberto.

Em 1991, Torvalds estava trabalhando em seu próprio kernel para o MINIX. Ele anunciou seu projeto em um fórum da Internet, e rapidamente recebeu contribuições de outros desenvolvedores.

Como Surgiu o Linux?

A primeira versão do Linux foi lançada em 17 de setembro de 1991. Ela tinha apenas 10.000 linhas de código, mas já era capaz de inicializar e executar dois processos.

O Linux rapidamente ganhou popularidade, e logo havia uma comunidade ativa de desenvolvedores trabalhando no projeto. Em 1992, o Linux foi lançado sob a Licença Pública Geral GNU (GPL), o que tornou o código-fonte disponível para todos.

A Popularidade do Linux

O Linux continuou a crescer e se desenvolver nos anos seguintes. Em 1993, foi lançado o primeiro sistema operacional Linux completo, o Slackware.

No início dos anos 2000, o Linux começou a ser adotado por empresas e organizações. O Google, por exemplo, começou a usar o Linux para seus servidores em 2000.


Tux – O Pinguim Mascote do Linux

O mascote do Linux é um pinguim chamado Tux. O pinguim foi escolhido como mascote por Linus Torvalds, criador do Linux, por uma série de razões, incluindo:

  • Os pinguins são animais sociais que vivem em colônias, o que reflete a natureza colaborativa da comunidade Linux.
  • Os pinguins são animais amigáveis e não agressivos, o que reflete a natureza amigável do Linux.
  • Os pinguins são animais curiosos e inteligentes, o que reflete o potencial do Linux para ser usado em uma ampla variedade de aplicações.
Porque o mascote do Linux é um pinguim - Tux?
Tux – O pinguim mascote do Linux

O nome “Tux” é uma abreviação de “Torvalds Unix”, em homenagem a Linus Torvalds e ao sistema operacional Unix, que serviu de inspiração para o Linux.

O Tux foi criado por Larry Ewing em 1996. Desde então, tornou-se um símbolo icônico do Linux e é usado em todo o mundo para representar o sistema operacional.

O Linux hoje

Hoje, o Linux é usado em uma ampla variedade de dispositivos. É o sistema operacional mais popular para servidores, e também é usado em computadores desktop, laptops e smartphones.

O Linux é um sistema operacional estável, seguro e poderoso. É uma ótima opção para usuários que procuram um sistema operacional gratuito e de código aberto.

As Distribuições Linux

Uma distribuição Linux é um sistema operacional feito a partir de uma coleção de softwares, incluindo o núcleo Linux, um sistema de gerenciamento de pacotes e um repositório de programas.

As distribuições Linux são criadas por uma variedade de organizações, incluindo empresas, comunidades e indivíduos. Cada distribuição Linux tem seu próprio conjunto de características e objetivos. Algumas distribuições são projetadas para serem fáceis de usar, enquanto outras são projetadas para serem poderosas e flexíveis.

As distribuições Linux são populares por uma variedade de razões. Elas são gratuitas e de código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode usá-las, modificá-las e redistribuí-las. Elas também são altamente personalizáveis, o que permite aos usuários ajustar o sistema operacional às suas necessidades específicas.

Alguns exemplos de distribuições Linux populares incluem:

  • Ubuntu: uma distribuição Linux popular e fácil de usar.
  • Debian: uma distribuição Linux estável e confiável.
  • Fedora: uma distribuição Linux voltada para a inovação.
  • Arch Linux: uma distribuição Linux altamente personalizável.
  • Além de várias outras distros menores que podem ser instaladas até em pen-drives como explicado no artigo As Melhores distribuições Linux para Pen Drive.

Para escolher a distribuição Linux certa para você, considere seus requisitos e preferências. Se você é um iniciante, uma distribuição Linux fácil de usar, como o Ubuntu ou o Linux Mint, é uma boa opção. Se você é um usuário avançado, uma distribuição Linux mais flexível, como o Fedora ou o Arch Linux, pode ser uma escolha melhor.

Aqui estão algumas das principais características de uma distribuição Linux:

  • Núcleo Linux: o núcleo Linux é o software central que gerencia os recursos do hardware do computador.
  • Sistema de gerenciamento de pacotes: um sistema de gerenciamento de pacotes permite aos usuários instalar, atualizar e remover software de forma rápida e fácil.
  • Repositório de programas: um repositório de programas é uma coleção de pacotes de software que podem ser instalados em um sistema Linux.

As distribuições Linux são uma excelente opção para usuários de todos os níveis de experiência. Elas são gratuitas, de código aberto e altamente personalizáveis.

Conclusão

Linus Torvalds é um dos engenheiros de software mais influentes do mundo. Ele criou o Linux, um sistema operacional que é usado por milhões de pessoas em todo o mundo.

O Linux é um exemplo de como o código aberto pode ser usado para criar produtos de alta qualidade. É um sistema operacional robusto e confiável que oferece uma ampla variedade de recursos.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.