• Categoria do post:Tecnologia / WikiBlogson
  • Tempo de leitura:9 minutos de leitura
Ads

O que é o chatGPT?

O ChatGPT é um modelo de linguagem de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI. É baseado na arquitetura GPT (Generative Pretrained Transformer), que é projetada para gerar texto coerente e relevante em resposta a uma entrada de texto.

O GPT foi treinado em um grande volume de texto da internet, por isso pode gerar respostas a perguntas, completar sentenças, traduzir idiomas, resumir textos e até mesmo criar conteúdo original, como histórias ou poemas. Ele não tem consciência ou opiniões próprias, mas sim gera respostas com base em como foi treinado nos dados.

O “Chat” em ChatGPT significa que este modelo específico foi otimizado para conversas, tornando-o útil para uma variedade de aplicações, desde assistentes virtuais e ferramentas de criação de conteúdo até tutoria e suporte ao cliente.

O ChatGPT, como qualquer outra IA, deve ser usado com discernimento. Embora possa fornecer respostas úteis e informativas, também pode gerar informações imprecisas, uma vez que sua compreensão do mundo é baseada em texto e não em experiência direta. Além disso, ele não tem acesso a informações pessoais ou em tempo real, a menos que sejam explicitamente fornecidas durante a conversa.

Como usar o chatGPT?

  1. Acesse a plataforma: O primeiro passo é acessar a plataforma em que o ChatGPT está sendo hospedado – https://chat.openai.com/ e clique em LOG IN. Prefira fazer o login usando sua conta do Google/GMail.

    como acessar o ChatGPT para iniciantes
  2. Inicie uma conversa: Uma vez na plataforma, você deve encontrar uma área onde pode digitar uma mensagem ou pergunta para o ChatGPT, isso também é chamado de PROMPT. Uma caixa de texto com um botão “enviar” ou “iniciar” próximo.

    Como fazer perguntas no ChatGPT
  3. Escreva sua pergunta ou comando: Digite o que deseja perguntar ou instruir o ChatGPT na caixa de texto. Isso pode ser uma pergunta sobre informações gerais, um pedido para gerar um texto criativo, um comando para traduzir um texto etc.
  4. Aguarde a resposta: O ChatGPT analisará sua mensagem e gerará uma resposta com base na entrada que recebeu. Isso pode demorar alguns segundos, dependendo da complexidade da solicitação e da velocidade da plataforma que está sendo usada.
  5. Leia e responda: Quando o ChatGPT retorna uma resposta, ela será exibida na interface da plataforma que você está usando. Você pode ler esta resposta e, em seguida, digitar uma nova mensagem ou pergunta se quiser continuar a conversa.

10 Exemplos de Comandos Úteis para o ChatGPT.

Enquanto o ChatGPT não é um sistema baseado em comandos específicos como muitas interfaces de linha de comando ou assistentes virtuais com comandos de voz predefinidos, os usuários normalmente interagem com o ChatGPT através de perguntas e solicitações. Aqui estão algumas das maneiras mais comuns pelas quais as pessoas costumam usar o ChatGPT:

  1. Fazer perguntas de conhecimento geral: Por exemplo, “Quem foi Albert Einstein?” ou “Como funciona um motor a jato?”
  2. Pedir para gerar texto criativo: Por exemplo, “Escreva um poema sobre a primavera” ou “Crie uma história curta sobre um astronauta perdido no espaço”.
  3. Solicitar resumos de texto: Por exemplo, “Resuma o enredo do livro ‘1984’ de George Orwell” ou “Explique o conceito de teoria da relatividade de Einstein em palavras simples”.
  4. Pedir traduções de idiomas: Por exemplo, “Como se diz ‘Olá’ em japonês?” ou “Traduza este parágrafo do inglês para o francês”.
  5. Solicitar explicações de conceitos científicos, matemáticos ou técnicos: Por exemplo, “Explique o teorema de Pitágoras” ou “Como funciona a fotossíntese?”.
  6. Pedir ajuda com problemas de casa: Por exemplo, “Ajuda-me a resolver esta equação quadrática” ou “Como eu escrevo um ensaio argumentativo?”.
  7. Solicitar conselhos de redação: Por exemplo, “Como posso melhorar este parágrafo?” ou “Dê-me dicas para escrever um romance”.
  8. Fazer perguntas de trivia: Por exemplo, “Quem ganhou o Oscar de melhor filme em 2020?” ou “Quem é o autor de ‘A Guerra dos Tronos’?”.
  9. Pedir para gerar ideias: Por exemplo, “Dê-me ideias para um projeto de ciências” ou “Que tipo de evento posso organizar para arrecadar fundos para a minha escola?”.
  10. Pedir para simular personagens ou personalidades específicas: Por exemplo, “Fale como Shakespeare” ou “Escreva uma resposta como se fosse Albert Einstein”.

5 Dicas de como melhorar as respostas do ChatGPT.

5 Dicas de usar orientar o chatGPT nas respostas;

  1. “Escreva em poucas palavras…”, se você iniciar suas perguntas com este comando no início ou no final da frase, o ChatGPT irá dar uma resposta mais curta para a sua pergunta. Exemplo “Escreva com poucas palavras uma explicação sobre o teorema de Pitágoras”.

    chatgpt perguntas curtas
  2. “Escreva em detalhes…”, se você iniciar suas perguntas com este comando no início ou no final da frase, o ChatGPT irá dar uma resposta mais longa e precisa para a sua pergunta. “Escreva em detalhes as principais obras de Shakespeare”.
  3. “Liste em tópicos…”, nesta, o ChatGPT vai organizar sua pergunta por tópicos de lista, que pode ser útil dependendo da forma que você pretende utilizar a resposta obtida. “Liste em tópicos os fatos mais importantes da triologia Senhor dos Anéis”.
  4. “Responda fazendo outras perguntas…”, se você precisa criar um checklist de algo, este comando é perfeito. Imagine que você precisa criar um roteiro para a criação de uma logomarca para uma padaria. Algo como “Me responda com outras perguntas sobre como criar uma logomarca para uma padaria”, um simplesmente criar um roteiro para uma entrevista.
  5. “Responda de forma culta…”, aqui, o chatGPT irá utilizar um linguajar mais culto para elaborar sua resposta, isso é útil para sair do padrão coloquial que o ChatGPT adota como padrão em suas respostas.

ChatGPT versão Gratuita x Paga

Até a minha última atualização em setembro de 2021, a OpenAI oferecia o ChatGPT gratuitamente, mas também introduziu um serviço pago chamado “ChatGPT Plus”. O serviço pago proporciona várias vantagens sobre a versão gratuita. Embora os detalhes exatos possam variar, aqui estão algumas das diferenças comuns:

  1. Prioridade de acesso: Os assinantes pagos geralmente têm acesso prioritário ao ChatGPT, mesmo em momentos de alta demanda.
  2. Respostas mais rápidas: Os assinantes pagos geralmente recebem respostas mais rápidas do ChatGPT.
  3. Acesso a novos recursos e melhorias: Os assinantes pagos geralmente têm acesso antecipado a novos recursos e melhorias.

No entanto, como a OpenAI continua a desenvolver e refinar o ChatGPT, essas diferenças podem mudar ao longo do tempo. Recomendo verificar no site oficial da OpenAI para obter as informações mais atualizadas sobre a diferença entre as versões gratuita e paga do ChatGPT.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.