• Categoria do post:WikiBlogson
  • Tempo de leitura:12 minutos de leitura
Ads

Antes de aprendermos sobre um banco de dados, vamos entender o conceito de dados.

O que são dados?

Em palavras simples, os dados podem ser fatos relacionados a qualquer objeto em consideração. Por exemplo, seu nome, idade, altura, peso, etc. são alguns dados relacionados a você. Uma foto, imagem, arquivo, pdf, etc. também podem ser considerados dados.

O que é banco de dados?

Um banco de dados é uma coleção sistemática de dados. Eles suportam armazenamento eletrônico e manipulação de dados. Os bancos de dados facilitam o gerenciamento de dados.

Vamos discutir um exemplo de banco de dados: Uma lista telefônica online usa um banco de dados para armazenar dados de pessoas, números de telefone e outros detalhes de contato. Seu fornecedor de serviços de eletricidade usa um banco de dados para gerenciar o faturamento, questões relacionadas ao cliente, lidar com dados de falha, etc.

Consideremos também o Facebook. Ele precisa armazenar, manipular e apresentar dados relacionados aos membros, seus amigos, atividades dos membros, mensagens, anúncios e muito mais. Podemos fornecer inúmeros exemplos de uso de bancos de dados.

O que é um SGBD – Sistema de Gerenciamento de banco de dados?

“Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) – do inglês Data Base Management System (DBMS) – é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados previamente armazenados. Em bancos de dados relacionais a interface é constituída pelas APIs (Application Programming Interface) ou drivers do SGBD, que executam comandos na linguagem SQL (Structured Query Language).”

Tipos de banco de dados

Aqui estão alguns tipos populares de bancos de dados.

Bancos de dados distribuídos:

Um banco de dados distribuído é um tipo de banco de dados que tem contribuições do banco de dados comum e informações capturadas por computadores locais. Nesse tipo de sistema de banco de dados, os dados não ficam em um só lugar e são distribuídos em várias organizações.

Bancos de dados relacionais:

Este tipo de banco de dados define os relacionamentos do banco de dados na forma de tabelas. Também é chamado de Banco de Dados Relacional, que é o tipo de SGBD mais popular do mercado. Os exemplos de banco de dados do sistema SGBD incluem banco de dados MySQL, Oracle e Microsoft SQL Server.

Bancos de dados orientados a objetos:

Este tipo de banco de dados de computadores suporta o armazenamento de todos os tipos de dados. Os dados são armazenados na forma de objetos. Os objetos a serem mantidos no banco de dados possuem atributos e métodos que definem o que fazer com os dados. PostgreSQL é um exemplo de SGBD relacional orientado a objetos.

Banco de dados centralizado:

É um local centralizado e usuários de diferentes origens podem acessar esses dados. Este tipo de banco de dados de computadores armazena procedimentos de aplicativos que ajudam os usuários a acessar os dados, mesmo de um local remoto.

Bancos de dados de código aberto:

Este tipo de banco de dados armazena informações relacionadas às operações. É usado principalmente na área de marketing, relações trabalhistas, atendimento ao cliente e bancos de dados.

Bancos de dados em nuvem:

Um banco de dados em nuvem é um banco de dados otimizado ou construído para esse ambiente virtualizado. Existem tantas vantagens em um banco de dados em nuvem, algumas das quais podem pagar pela capacidade de armazenamento e largura de banda. Ele também oferece escalabilidade sob demanda, juntamente com alta disponibilidade.

Armazéns de dados:

Data Warehouse é facilitar uma única versão da verdade para uma empresa para tomada de decisão e previsão. Um data warehouse é um sistema de informação que contém dados históricos e comutativos de fontes únicas ou múltiplas. O conceito de data warehouse simplifica o processo de relatório e análise da organização.

Bancos de dados NoSQL:

O banco de dados NoSQL é usado para grandes conjuntos de dados distribuídos. Existem alguns problemas de desempenho de big data que são efetivamente tratados por bancos de dados relacionais. Este tipo de banco de dados de computadores é muito eficiente na análise de dados não estruturados de grande porte.

Bancos de dados gráficos:

Um banco de dados orientado a gráficos usa a teoria dos grafos para armazenar, mapear e consultar relacionamentos. Esses tipos de bancos de dados de computadores são usados ​​principalmente para analisar interconexões. Por exemplo, uma organização pode usar um banco de dados de gráficos para extrair dados sobre clientes da mídia social.

Bancos de dados OLTP:

OLTP é outro tipo de banco de dados capaz de realizar um processamento rápido de consultas e manter a integridade dos dados em ambientes de multi-acesso.

Banco de dados pessoal:

Um banco de dados pessoal é usado para armazenar dados armazenados em computadores pessoais que são menores e facilmente gerenciáveis. Os dados são utilizados principalmente pelo mesmo departamento da empresa e são acessados ​​por um pequeno grupo de pessoas.

Banco de dados multimodal:

O banco de dados multimodal é um tipo de plataforma de processamento de dados que suporta vários modelos de dados que definem como certos conhecimentos e informações em um banco de dados devem ser organizados e organizados.

Banco de dados de documentos / JSON:

Em um banco de dados orientado a documentos, os dados são mantidos em coleções de documentos, geralmente usando os formatos XML, JSON, BSON. Um registro pode armazenar quantos dados você quiser, em qualquer tipo (ou tipos) de dados de sua preferência.

Hierárquico:

Este tipo de SGBD emprega a relação “pai-filho” de armazenamento de dados. Sua estrutura é como uma árvore com nós que representam registros e ramos que representam campos. O registro do Windows usado no Windows XP é um exemplo de banco de dados hierárquico.

SGBD de rede:

Este tipo de SGBD suporta relações muitos para muitos. Geralmente resulta em estruturas de banco de dados complexas. O Servidor RDM é um exemplo de sistema de gerenciamento de banco de dados que implementa o modelo de rede.

Componentes de banco de dados

Representação dos componentes de um banco de dados.

Existem cinco componentes principais de um banco de dados:

Hardware:

O hardware consiste em dispositivos físicos e eletrônicos, como computadores, dispositivos de E / S, dispositivos de armazenamento, etc. Isso oferece a interface entre computadores e sistemas do mundo real.

Programas:

Este é um conjunto de programas usados ​​para gerenciar e controlar o banco de dados geral. Isso inclui o próprio software de banco de dados, o sistema operacional, o software de rede usado para compartilhar os dados entre os usuários e os programas de aplicativos para acessar os dados no banco de dados.

Dados:

Os dados são um fato bruto e desorganizado que deve ser processado para torná-los significativos. Os dados podem ser simples e ao mesmo tempo desorganizados, a menos que sejam organizados. Geralmente, os dados incluem fatos, observações, percepções, números, personagens, símbolos, imagens, etc.

Procedimento:

O procedimento é um conjunto de instruções e regras que o ajudam a usar o SGBD. É projetar e executar o banco de dados usando métodos documentados, o que permite orientar os usuários que o operam e gerenciam.

Idioma de acesso ao banco de dados:

A linguagem de acesso ao banco de dados é usada para acessar os dados de e para o banco de dados, inserir novos dados, atualizar dados já existentes ou recuperar os dados necessários do SGBD. O usuário grava alguns comandos específicos em uma linguagem de acesso ao banco de dados e os envia ao banco de dados.

Conclusão

  • Definição de banco de dados ou significado do banco de dados: Um banco de dados é uma coleção sistemática de dados. Eles suportam armazenamento eletrônico e manipulação de dados. Os bancos de dados facilitam o gerenciamento de dados.
  • SGBD significa Database Management SystemSistema de Gerenciamento de Banco de Dados.
  • Temos quatro tipos principais de SGBDs, hierárquico, de rede, relacional, orientado a objetos
  • O SGBD mais usado é o modelo relacional que salva dados em formatos de tabela. Ele usa SQL como a linguagem de consulta padrão

Aprenda informática – Veja também:

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.