Ads

Neste artigo iremos aprender;

  1. Introdução – O que é SQL?
  2. O que é um banco de dados em SQL?
  3. História do SQL
  4. SQL e o Mercado de trabalho de TI
  5. Como posso aprender SQL?

Introdução

SQL (a princípio a pronúncia seria “ess-que-el”) ou linguagem de consulta estruturada é a linguagem nativa para interagir com bancos de dados e é projetada exatamente para esse propósito. É uma linguagem de bancos de dados. 

Da mesma forma que temos linguagens de programação para passar instruções para o computador, temos também as linguagens de banco de dados para passarmos instruções para o gerenciador do banco de dados.

Muito gerenciadores usando o SQL como linguagem para manipular dados; MySQL, Oracle, MS SQL Server, Sybase, etc. usam ANSI SQL.

O que é um banco de dados em SQL?

Cada coluna da tabela é projetada para armazenar um tipo específico de informação, por exemplo, nomes, datas, quantias em dólares e números.

Um banco de dados no SQL Server que é composto de uma coleção de tabelas que armazena um conjunto detalhado de dados estruturados. É uma tabela que contém uma coleção de linhas, chamadas de registros ou tuplas, e colunas também chamadas de atributos.

História do SQL

As origens do SQL remontam a mais de meio século. Em 1969, o pesquisador da IBM Edgar F. Codd definiu o modelo de banco de dados relacional, que se tornou a base para o desenvolvimento da linguagem SQL. Este modelo é construído com base em informações comuns (ou “chaves”) associadas a vários dados. Por exemplo, um nome de usuário pode estar associado a um nome real e a um número de telefone.

Alguns anos depois, a IBM começou a trabalhar em uma nova linguagem para sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional com base nas descobertas de Codd. O idioma foi originalmente denominado SEQUEL, ou Structured English Query Language. Chamado de System R, o projeto passou por algumas implementações e revisões, e o nome da linguagem mudou várias vezes antes de finalmente pousar no SQL.

Depois de iniciar os testes em 1978, a IBM começou a desenvolver produtos comerciais, incluindo SQL / DS (1981) e DB2 (1983). Outros fornecedores seguiram o exemplo, anunciando suas próprias ofertas comerciais baseadas em SQL. Isso incluiu a Oracle, que lançou seu primeiro produto em 1979, bem como Sybase e Ingres. 

SQL e o Mercado de Trabalho de TI

A maioria das organizações precisa de alguém com conhecimento de SQL. Os salários para cargos baseados em SQL variam dependendo do tipo de trabalho e da experiência, mas geralmente estão acima da média.

Algumas posições que exigem habilidades em SQL incluem:

  • Administrador de banco de dados (DBA ) : é alguém especializado em garantir que os dados sejam armazenados e gerenciados de maneira adequada e eficiente. Os bancos de dados são mais valiosos quando permitem que os usuários recuperem as combinações desejadas de dados com rapidez e facilidade.
  • Engenheiro de migração de banco de dados : Especialista em mover dados de vários bancos de dados para um servidor SQL.
  • Cientista de dados : esta é uma posição muito semelhante à de um analista de dados, mas os cientistas de dados normalmente têm a tarefa de manipular dados em volumes muito maiores e acumulá-los em velocidades muito mais altas.
  • Arquiteto de Big Data : Alguém nesta função cria produtos para lidar com grandes volumes de dados.

Como aprender SQL?

Recomendo fortemente que você inicie os seus estudos com um banco de dados simples, como por exemplo o popular e gratuito MySQL.

Você pode aprender a executar seus primeiros comandos neste site; http://sqlfiddle.com/ e aprender bastante conteúdo legal neste outro: https://www.w3schools.com/mysql/default.asp

Aqui no Blogson você também encontra bastante coisas legais sobre SQL. Bons estudos

Aprenda também;

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.