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O marketing digital é como qualquer outro tipo de marketing – é uma forma de se conectar e influenciar seus clientes em potencial. A verdadeira diferença é que você se conecta e influencia esses clientes  online.

Neste Artigo iremos ver;

  1. O Conceito de Marketing Digital
  2. Principais Ferramentas de Marketing Digital
  3. As Estratégias de Marketing Digital
    • Publicidade Pay-Per-Click
    • Publicidade de pesquisa paga
    • Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
    • Publicidade paga em mídia social
    • Marketing de mídia social
    • Otimização da taxa de conversão (CRO)
    • Marketing de conteúdo
    • Publicidade Nativa
    • Marketing de e-mail
    • Marketing afiliado
  4. Conclusão


O Conceito de Marketing Digital

Basicamente, o marketing digital refere-se a quaisquer esforços ou ativos de marketing online. 

E-mail marketing, publicidade, anúncios pagos , marketing de mídia social e até blogs são ótimos exemplos de marketing digital – eles ajudam a apresentar sua empresa às pessoas e as convencem a comprar.

Separei neste artigo alguns dos ativos e estratégias de marketing digital mais comuns que as empresas usam para alcançar seu público on-line.

Principais Ferramentas de Marketing Digital

Quase tudo pode ser uma ferramenta ou recurso de marketing digital. Dito isso, muitas pessoas não percebem quantas ferramentas de marketing digital têm à sua disposição. Aqui estão alguns exemplos:

  • Seu site
  • Recursos de marca (logotipos, ícones, acrônimos, etc.)
  • Conteúdo de vídeo (anúncios em vídeo, demonstrações de produtos, etc.)
  • Imagens (infográficos, fotos de produtos, fotos da empresa, etc)
  • Conteúdo escrito (postagens de blogs, e-books gratuitos, descrições de produtos, depoimentos, etc).
  • Produtos ou ferramentas online (SaaS, calculadoras, conteúdo interativo, cursos gratuitos, etc).
  • Avaliações (Reviews) de produtos e serviços.
  • Páginas de mídia social.

Como você provavelmente pode imaginar, essa lista apenas arranha a superfície. A maioria dos ativos de marketing digital se enquadrará em uma dessas categorias, mas profissionais de marketing inteligentes estão constantemente criando novas maneiras de alcançar clientes online, então a lista continua crescendo!

As Estratégias de Marketing Digital

A lista de estratégias de marketing digital também está em constante evolução, mas aqui estão algumas das estratégias que a maioria das empresas está usando:

1. Publicidade Pay-Per-Click

A publicidade paga por clique (PPC) é, na verdade, um termo amplo que abrange qualquer tipo de marketing digital em que você paga por cada usuário que clica em um anúncio. Por exemplo, o Google Ads é uma forma de publicidade PPC chamada “publicidade de pesquisa paga”. Os anúncios do Facebook são outra forma de publicidade PPC chamada “publicidade paga em mídia social”.

2. Publicidade de pesquisa paga

Google, Bing e Yahoo permitem que você execute anúncios de texto em suas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs). A publicidade de pesquisa paga é uma das melhores maneiras de segmentar clientes em potencial que estão procurando ativamente por um produto ou serviço como o seu.

3. Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

SEO Estratégia de Marketing

Se você não quer pagar para aparecer nas SERPs, você também pode usar a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para tentar classificar páginas ou postagens de blog em seu site de forma orgânica e gratuita. Você não precisa pagar diretamente por cada clique, mas fazer com que uma página seja classificada geralmente leva um pouco de tempo e esforço.

4. Publicidade paga em mídia social

A maioria das plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest e Snapchat permitem que você exiba anúncios em seus sites. Publicidade paga em mídia social é ótima para aumentar a conscientização de públicos que podem não estar cientes da existência de sua empresa, produto ou serviço.

5. Marketing de mídia social

Assim como o SEO, o marketing de mídia social é a maneira orgânica e gratuita de usar plataformas de mídia social como Facebook ou Twitter para divulgar seu negócio. E, assim como o SEO, o marketing orgânico do seu negócio nas redes sociais exige muito mais tempo e esforço, mas, a longo prazo, pode gerar resultados muito mais baratos.

6. Otimização da taxa de conversão (CRO)

A otimização da taxa de conversão (CRO) é a arte e a ciência de melhorar a experiência do usuário online. Na maioria das vezes, as empresas usam o CRO para obter mais conversões (leads, chats, chamadas, vendas, etc.) do tráfego existente no site.

7. Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é outro termo bastante amplo de marketing digital. O marketing de conteúdo cobre qualquer esforço de marketing digital que usa ativos de conteúdo (postagens de blog, infográficos, e-books, vídeos, etc.) para construir o conhecimento da marca ou gerar cliques, leads ou vendas.

9. Publicidade Nativa

Você já chegou ao final de um artigo e viu uma lista de artigos sugeridos? Isso é publicidade nativa. A maior parte da publicidade nativa cai no marketing de conteúdo porque usa conteúdo para atrair cliques (“você nunca vai acreditar no que acontece a seguir!”). Frequentemente, a publicidade nativa pode ser um pouco difícil de detectar, já que geralmente é misturada com recomendações de conteúdo não pago … mas esse é o ponto.

10. Marketing de e-mail

O marketing por e-mail é a forma mais antiga de marketing online e ainda está forte. A maioria dos profissionais de marketing digital usa o marketing por e-mail para anunciar ofertas especiais, destacar conteúdo (geralmente como parte do marketing de conteúdo) ou promover um evento.

Dica de Leitura: Como fazer email marketing html?

11. Marketing afiliado

O marketing de afiliados é essencialmente pagar a outra pessoa (uma pessoa ou empresa) para promover seus produtos e serviços em seu site. Em época em que muita gente busca por uma renda extra é uma opção de trabalho em casa.

Conclusão

Como você pode ver na lista acima, existem muitas maneiras diferentes de comercializar sua empresa on-line. É por isso que muitas empresas contratam uma agência para gerenciar seus esforços de marketing digital ou pagam por uma equipe de marketing interna e um software de automação de marketing para cobrir suas necessidades de marketing;

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Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.