Ads

Estes são os protocolos de e-mail que usamos no dia para enviar e receber mensagens, seja através de aplicações da Web como GMail e Outlook como clientes de e-mails como Thunderbird e Outlook ou aplicativos de celular.

Neste artigos vamos aprender

.

O que é um protocolo?

A ideia de protocolo é que todos os dispositivos precisam se comunicar da mesma forma, basicamente estes protocolos dizem aos dispositivos quais são as regras de comunicação, tanto para enviar como para receber um e-mail.

Qualquer rede de computadores e internet operam sobre vários tipos de protocolos sendo o principal deles o TCP/IP.

Por exemplo, para acessarmos um site usamos o protocolo HTTP ou HTTPS que é responsável por carregar o conteúdo de um site em seu navegador favorito. Para publicarmos um site usamos o FTP que é responsável por trocar arquivos entre o seu computador e o servidor que hospeda o seu site e por aí vai…

A comunicação entre computadores de uma rede ou internet é feita exclusivamente por este protocolos e cada um possui uma porta de comunicação.

Você poderá aprender mais sobre protocolos neste artigo aqui do Blogson – Protocolos da Internet – O Protocolo TCP / IP

.

O Protocolo SMTP

O protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é o protocolo padrão para enviar e-mails pela Internet.

Ao enviar um e-mail para alguém é importante que este e-mail tenha um padrão correto para o destinatário (receptor do e-mail) possa recebe-lo sem erros.

Por padrão, o protocolo SMTP funciona em três portas:

  • Porta 25 – esta é a porta SMTP não criptografada padrão;
  • Porta 2525 – esta porta é aberta em todos os servidores SiteGround caso a porta 25 seja filtrada (por seu ISP, por exemplo) e você queira enviar e-mails não criptografados com SMTP;
  • Porta 465 – esta é a porta usada se você deseja enviar mensagens usando SMTP com segurança.

.

O Protocolo IMAP

O Internet Message Access Protocol (IMAP) é um protocolo de e-mail usado para acessar e-mail em um servidor da Web remoto de um cliente local. IMAP e POP3 são os dois protocolos de correio da Internet mais comumente usados ​​para recuperar e-mails . 

Ambos os protocolos são suportados por todos os clientes de e-mail modernos e servidores da web.

Enquanto o protocolo POP3 presume que seu e-mail está sendo acessado apenas de um aplicativo, o IMAP permite o acesso simultâneo por vários clientes. É por isso que o IMAP é mais adequado para você se você for acessar seu e-mail de locais diferentes ou se suas mensagens forem gerenciadas por vários usuários.

Por padrão, o protocolo IMAP funciona em duas portas:

  • Porta 143 – esta é a porta IMAP não criptografada padrão;
  • Porta 993 – esta é a porta que você precisa usar se quiser se conectar usando IMAP com segurança.

.

O Protocolo POP e POP3

Post Office Protocol versão 3 (POP3) é um protocolo de e-mail padrão usado para receber emails de um servidor remoto para um cliente de e-mail local. O POP3 permite que você baixe mensagens de e-mail em seu computador local e as leia mesmo quando estiver offline. 

Observe que, quando você usa o POP3 para se conectar à sua conta de e-mail, as mensagens são baixadas localmente e removidas do servidor de e-mail. Isso significa que, se você acessar sua conta de vários locais, essa pode não ser a melhor opção para você. Por outro lado, se você usa POP3, suas mensagens são armazenadas em seu computador local, o que reduz o espaço que sua conta de e-mail usa em seu servidor web.

Por padrão, o protocolo POP3 funciona em duas portas:

  • Porta 110 – esta é a porta não criptografada POP3 padrão;
  • Porta 995 – esta é a porta que você precisa usar se quiser se conectar usando POP3 com segurança.
Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.