• Categoria do post:SharePoint / WikiBlogson
  • Tempo de leitura:9 minutos de leitura
Ads

O SharePoint é uma plataforma de colaboração e gerenciamento de conteúdo da Microsoft, que permite que as pessoas trabalhem juntas em projetos, compartilhem informações e documentos, além de simplificar a gestão de processos empresariais.

O SharePoint pode ser usado como um site colaborativo, um sistema de gerenciamento de documentos, gestão de dados, uma intranet corporativa e uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos institucionais.

Visão geral do SharePoint - o que é SharePoint
Visão geral dos recursos do SharePoint.

O que é possível fazer com o SharePoint?

O SharePoint permite que os usuários criem sites para compartilhar informações, documentos e outras mídias. Esses sites podem ser públicos ou privados, e podem ser acessados ​​por meio de navegadores da web ou por aplicativos móveis. Cada site pode ser personalizado de acordo com as necessidades do usuário, incluindo a adição de aplicativos personalizados, fluxos de trabalho automatizados e outras ferramentas.

Além disso, o SharePoint oferece recursos de gerenciamento de documentos, que permitem que os usuários criem, compartilhem e gerenciem documentos de forma colaborativa. Ele oferece recursos como controle de versão, histórico de alterações, aprovações e fluxos de trabalho personalizados para ajudar na organização e gerenciamento de documentos.

O SharePoint também pode ser usado como uma intranet corporativa, fornecendo uma única plataforma para os funcionários acessarem informações importantes da empresa, como anúncios, notícias, calendários e políticas. Ele pode ser integrado com outros sistemas de gerenciamento empresarial, como o Microsoft Office e o Dynamics CRM, para simplificar processos e fluxos de trabalho.

Tela do SharePoint recursos e funções
Alguns dos recursos e funções disponíveis em uma intranet criada com o SharePoint.

SharePoint e Aplicativos Institucionais.

O SharePoint também pode ser usado como uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos corporativos, institucionais, voltados exclusivamente para uso da empresa e seus colaboradores.

Ele permite que os desenvolvedores criem aplicativos personalizados usando linguagens de programação como C# e JavaScript. Esses aplicativos podem ser implantados no SharePoint e usados ​​para estender as funcionalidades da plataforma.

O SharePoint é gratuito?

Por ser uma ferramenta on-line focada em gestão de negócios, o SharePoint não é gratuito. Ele faz parte do pacote Offce 365 para empresas e instituições educacionais e possui um custo por usuário.

Em geral, grande volume de usuários podem ser adquiridos com os representantes de vendas da Microsoft, em uma busca rápida pela Internet você encontrará vários. Mas para empresas pequenas, a compra pode ser feita diretamente no site da Microsoft com valores iniciando até a data deste artigo em R$ 32,00 mensais por usuário, neste valor também está incluso o Microsoft Lists e 1 Tera de armazenamento on-line do OneDrive.

A Relação do SharePoint com o Mercado de Trabalho?

Há muito tempo ser um gestor não se resumo mais em apenas saber Excel. Hoje, os negócios precisam de mais inteligência, praticidadade e com isso exigem também mais organização.

As habilidades em SharePoint são altamente valorizadas no mercado de trabalho. Aqueles que têm conhecimento e experiência têm uma vantagem competitiva no mercado e podem se beneficiar de uma ampla gama de oportunidades de emprego.

A valorização se dá devido ao fato do SharePoint ser uma das ferramentas mais populares e amplamente utilizadas para colaboração e gerenciamento de conteúdo no ambiente corporativo.

O SharePoint vêm de encontro às empresas que estão migrando suas práticas de gestão e sistemas e principalmente adotando soluções de colaboração baseadas em serviço de computação em nuvem. O SharePoint Online surge como uma das principais ferramentas de gestão baseadas em nuvem.

Este cenário cria ainda mais oportunidades para profissionais com experiência em SharePoint, especialmente aqueles que possuem habilidades em administração de nuvem e migração de dados.

Dentre várias empresas que usam SharePoint, podemos destacar algumas delas;

Muitas empresas no Brasil usam o SharePoint como plataforma de colaboração e gerenciamento de conteúdo. Abaixo estão algumas das empresas que utilizam o SharePoint no Brasil:

  1. Petrobras
  2. Vale
  3. Embraer
  4. Banco do Brasil
  5. Caixa Econômica Federal
  6. Itaú Unibanco
  7. Banco Bradesco
  8. Grupo Pão de Açúcar
  9. Nestlé
  10. Unilever

Vale observar também que o Governo Federal e o Governo de diversos outros Estados também utilizam SharePoint.

Certificações para Profissionais Especialistas em SharePoint.

Existem várias certificações disponíveis para o SharePoint, que são oferecidas pela Microsoft. Aqui estão algumas das certificações mais populares para o SharePoint:

Roteiro de certificações de SharePoint
Caminho de certificações SharePoint.
  1. Microsoft Certified: SharePoint Administrator Associate: Esta certificação é voltada para profissionais que têm experiência em implantar, gerenciar e monitorar o SharePoint Online e o SharePoint Server 2019.
  2. Microsoft Certified: SharePoint Developer Associate: Esta certificação é voltada para profissionais que têm experiência em desenvolver soluções para o SharePoint Online e o SharePoint Server 2019 usando o SharePoint Framework, o REST API e outros recursos.
  3. Microsoft Certified: Teams Administrator Associate: Esta certificação é voltada para profissionais que têm experiência em gerenciar e configurar o Microsoft Teams, que é uma plataforma de colaboração que está integrada ao SharePoint.
  4. Microsoft Certified: Power Platform App Maker Associate: Esta certificação é voltada para profissionais que têm experiência em criar aplicativos personalizados usando a Power Platform da Microsoft, que inclui o Power Apps, o Power Automate e o Power BI, que também estão integrados ao SharePoint.

Para obter mais informações sobre essas certificações, visite o site da Microsoft ou entre em contato com um representante de vendas da Microsoft.

SharePoint Gratuito, saiba como obter

Sharepoint gratuito? O Sharepoint não é um serviço gratuito, mas é possível obter um ambiente para estudar e praticar se cadastrando na plataforma Escola do Trabalhador 4.0 que é uma parceria entre o Governo Federal e a Microsoft.

Basta fazer o cadastro para receber suas credenciais de estudante, estas credenciais dá acesso a todos os recursos do Office 365, que inclui todo o pacote Office, SharePoint e Power BI.

Naturalmente você não poderá utilizar as credenciais da Escolha do trabalhador 4.0 para implementar em sua organização ou instituição, é sensato entender que o ambiente é apenas para estudos e que a parceria da Microsoft com o Governo Federal pode ser encerrada a qualquer momento, com ou sem aviso prévio.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.