• Categoria do post:PowerBI
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura
Ads

Este artigo oferece uma sugestão bem prática e simplificada de como montar uma Matriz de Riscos 5×5 sem a necessidade de programação ou de uso de recursos avançados do PowerBI.

Todos os passos estão no vídeo Como criar uma Matriz de Riscos 5×5 no Power BI (Iniciante)

Como Criar Matriz de Riscos no Power BI Youtube
Assista o passo a passo no Youtube – Como criar uma Matriz de Riscos 5×5 no Power BI (Iniciante).

O que é uma Matriz de Riscos?

Uma matriz de riscos é uma ferramenta utilizada para identificar e classificar os riscos associados a um projeto ou atividade. Muito utilizada em gestão de riscos, auditorias e controle interno e outras atividades de compliance.

Ela é geralmente apresentada na forma de uma tabela com duas dimensões, onde as categorias de risco são listadas na vertical e os níveis de impacto ou probabilidade são listados na horizontal.

Modelo de Matriz de Riscos do TCU
Modelo de Matriz de Riscos do TCU – Tribnual de Contas da União

Cada célula na tabela representa um cenário de risco específico, e é classificada com base na gravidade do impacto e na probabilidade de ocorrência.

Isso ajuda as equipes de projeto a priorizar seus esforços de gerenciamento de riscos e tomar decisões informadas sobre como lidar com cada risco identificado.

Como Aprender mais sobre Power BI?

O Blogson realiza treinamentos ao vivo pela plataforma Sympla. Confira a disponibilidade e agenda acessando a página Power Bi Básico para Gestores – Evento ao vivo.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.