Ads

Em projetos de web sites é sempre importante usar boas imagens. O problema é que muitas das imagens disponibilizadas no Google possuem algum tipo de direito autoral, situação esta que cabe processo em esfera internacional, o autor pode cobrar por uma licença de uso ou alguma espécie de royalties, além de multas pelo uso indevido.

No entanto, nem tudo está perdido! Existem vários sites que oferecem imagens de altíssima qualidade e com licença de uso gratuita, no entanto, é sensato que você coloque os créditos do autor da imagem nos comentários do seu código fonte, ou até mesmo na hora de nomear o arquivo.

Os melhores sites de Free Stock Photos

OBS: Estes sites também podem conter fotos pagas e propagandas de outros sites de stock photos que são pagos.

https://www.freepik.com/
https://styledstock.co/
https://shotstash.com/
https://gratisography.com/
https://stocksnap.io/
https://kaboompics.com/
https://picjumbo.com/
https://pixabay.com/pt/
https://www.lifeofpix.com/
https://www.pexels.com/
https://pt.freeimages.com/
https://unsplash.com/
https://burst.shopify.com/
https://www.foodiesfeed.com (Só tem fotos de comida)
https://freestocks.org
https://mmtstock.com/collections/
https://skitterphoto.com/
http://epicantus.tumblr.com/
https://shotstash.com/

Atenção ao tamanho da imagen

A maioria das imagens disponibilizadas nestes sites são de altíssima resolução, portanto, não se espante se o arquivo das imagens tiverem muito mais do que 1 MB de tamanho, neste caso, utilize algum editor de imagem para fazer os ajustes necessários de modo que o tamanho do arquivo e alta qualidade da imagem não impacte na performance do seu site. Em uma próxima aula eu irei fazer um passo a passo de como ajudar o tamanho e a qualidade usando o Photoshop.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.