Ads

Gestão de riscos é o processo de identificar, avaliar e controlar ameaças à realização de objetivos. Essas ameaças, também conhecidas como riscos, podem incluir incertezas financeiras, desastres naturais, falhas técnicas e problemas legais.

Como implementar a Gestão de Riscos.

Um dos primeiros passos na gestão de riscos é identificar os riscos potenciais. Isso pode ser feito através de uma análise de risco, que envolve a coleta e análise de informações sobre possíveis ameaças.

Uma vez que os riscos são identificados, eles podem ser avaliados em termos de probabilidade e impacto e representados em uma Matriz de Riscos.

Como montar uma Matriz de Riscos
Exemplo de uma Matriz de Riscos conforme manual do TCU, voltado para entes públicos.

A próxima etapa é desenvolver estratégias para gerenciar os riscos. Isso pode incluir a transferência do risco para outra parte (por exemplo, através de um contrato de seguro), a redução do risco (por exemplo, através da implementação de medidas de segurança) ou a aceitação do risco (por exemplo, decidindo que o custo de gerenciamento do risco é maior do que o benefício potencial).

A gestão de riscos também envolve o monitoramento contínuo dos riscos e a revisão das estratégias de gerenciamento para garantir que elas continuem eficazes.

Tipos de Riscos.

Existem vários tipos de riscos que podem afetar uma organização. Alguns exemplos incluem:

  • Riscos financeiros: relacionados a perdas financeiras, como flutuações cambiais ou aumento dos custos.
  • Riscos operacionais: relacionados a falhas nos processos internos ou sistemas da empresa.
  • Riscos estratégicos: relacionados a mudanças no ambiente externo que podem afetar a capacidade da empresa de atingir seus objetivos.
  • Riscos legais: relacionados a possíveis processos judiciais ou multas.

Como aplicar a Gestão de Riscos em uma Organização?

Para aplicar a gestão de riscos em uma empresa, é importante seguir algumas etapas:

  1. Identificar os riscos: coletar informações sobre possíveis ameaças e avaliar sua probabilidade e impacto.
  2. Desenvolver estratégias: decidir como gerenciar cada risco identificado.
  3. Implementar as estratégias: colocar em prática as medidas para gerenciar os riscos.
  4. Monitorar e revisar: acompanhar continuamente os riscos e revisar as estratégias para garantir que elas continuem eficazes.

Algumas melhores práticas para gerenciar riscos incluem:

  • Envolvimento da alta gerência: garantir que a gestão de riscos seja uma prioridade para a liderança da empresa.
  • Comunicação clara: garantir que todos na empresa estejam cientes dos riscos e das estratégias para gerenciá-los.
  • Capacitação: fornecer treinamento aos funcionários sobre como identificar e gerenciar riscos.
  • Revisão regular: revisar regularmente as estratégias de gerenciamento de riscos para garantir que elas continuem eficazes.

Controle Interno, Compliante e Gestão de Riscos.

Controle interno, compliance e gestão de riscos trabalham juntos para garantir que a empresa esteja operando de maneira eficaz, ética e em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.

Controle interno é o conjunto de políticas e procedimentos estabelecidos por uma empresa para garantir a eficácia e eficiência de suas operações, a confiabilidade de suas informações financeiras e o cumprimento das leis e regulamentos aplicáveis.

Compliance é o processo de garantir que a empresa esteja cumprindo todas as leis, regulamentos e normas aplicáveis. Isso inclui a implementação de políticas e procedimentos para prevenir violações legais e éticas.

Gestão de riscos é o processo de identificar, avaliar e controlar ameaças à realização de objetivos. Isso inclui a implementação de medidas para gerenciar riscos financeiros, operacionais, estratégicos e legais.

Esses três conceitos estão inter-relacionados porque o controle interno e o compliance ajudam a gerenciar os riscos legais e operacionais. Por exemplo, um bom sistema de controle interno pode ajudar a prevenir fraudes ou erros que podem resultar em perdas financeiras ou violações legais.

Da mesma forma, um programa eficaz de compliance pode ajudar a prevenir violações legais que podem resultar em multas ou danos à reputação da empresa.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.