• Categoria do post:Tecnologia / WikiBlogson
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura
Ads

Um sistema operacional é o software mais importante executado em um computador. Ele gerencia a memória e os processos do computador, bem como todo o seu software e hardware . Também permite que você se comunique com o computador sem saber falar a língua do computador. Sem um sistema operacional, um computador seria inútil .

sistema operacional ( SO ) do seu computador gerencia todo o software e hardware do computador. Na maioria das vezes, existem vários programas de computador diferentes em execução ao mesmo tempo e todos eles precisam acessar a unidade de processamento central (CPU) , a memória e o armazenamento do computador . O sistema operacional coordena tudo isso para garantir que cada programa receba o que precisa.

Tipos de sistemas operacionais

Os sistemas operacionais geralmente vêm instalados em qualquer computador que você comprar. A maioria das pessoas usa o sistema operacional que vem com seu computador, mas é possível atualizar ou até mesmo alterar os sistemas operacionais. Os três sistemas operacionais mais comuns para computadores pessoais são Microsoft Windows , MacOS e Linux e para dispositivos móveis temos o Android e iOS

Os sistemas operacionais modernos usam uma interface gráfica do usuário que permite que você use o mouse para clicar em ícones , botões e menus , e tudo é claramente exibido na tela usando uma combinação de gráficos e texto.

Cada sistema operacional tem uma aparência e comportamento diferentes, portanto, se você mudar para um sistema operacional diferente, pode parecer estranho a princípio. No entanto, os sistemas operacionais modernos são projetados para serem fáceis de usar e a maioria dos princípios básicos são os mesmos.

Sistema Operacional Microsoft Windows

A Microsoft criou o sistema operacional Windows em meados da década de 1980. Existem muitas versões diferentes do Windows, mas as mais recentes são o Windows 10 (lançado em 2015), o Windows 8 (2012), o Windows 7 (2009) e o Windows Vista (2007). O Windows vem instalado na maioria dos novos PCs, o que ajuda a torná-lo o sistema operacional mais popular do mundo.

Sistema Operacional Mac OS

macOS (anteriormente chamado de OS X ) é uma linha de sistemas operacionais criada pela Apple. Ele vem instalado em todos os computadores Macintosh ou Macs. Algumas das versões específicas incluem Mojave (lançado em 2018), High Sierra (2017) e  Sierra (2016).

De acordo com StatCounter Global Stats , os usuários do macOS respondem por menos de 10% dos sistemas operacionais globais – muito menos do que a porcentagem de usuários do Windows (mais de 80% ). Uma razão para isso é que os computadores Apple tendem a ser mais caros. No entanto, muitas pessoas preferem a aparência do macOS em vez do Windows.

Sistema Operacional Linux

Linux é uma família de sistemas operacionais de código aberto, o que significa que podem ser modificados e distribuídos por qualquer pessoa no mundo. Isso é diferente de software proprietário como o Windows, que só pode ser modificado pela empresa que o possui. As vantagens do Linux são que ele é gratuito e há muitas distribuições diferentes – ou versões – que você pode escolher.

De acordo com StatCounter Global Stats, os usuários do Linux representam menos de 2% dos sistemas operacionais globais. No entanto, a maioria dos servidores executa Linux porque é relativamente fácil de personalizar, além de ser gratuito.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.