• Categoria do post:Tecnologia
  • Tempo de leitura:17 minutos de leitura
Ads

Neste artigo iremos abordar:

  1. O Conceito de Inteligência Artificial.
  2. Técnicas de Inteligência Artificial.
  3. Exemplos de Inteligências Artificiais.
  4. E o ChatGPT?
  5. A Inteligência Artificial e a Robótica.

.

O Conceito de Inteligência Artificial.

Inteligência artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que busca criar sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana para serem executadas. Esses sistemas são projetados para aprender, raciocinar, perceber, planejar e tomar decisões, entre outras funções.

A IA utiliza algoritmos e modelos matemáticos para analisar grandes quantidades de dados e identificar padrões, o que permite aos sistemas de IA realizar tarefas como reconhecimento de fala e imagem, tradução automática, diagnóstico médico, recomendações de produtos e serviços, entre outras aplicações.

.

Técnicas de Inteligência Artificial.

Existem diversas técnicas de IA, como redes neurais artificiais, árvores de decisão, algoritmos genéticos, lógica fuzzy, entre outras. A IA é uma área de pesquisa em constante evolução e tem sido aplicada em diversas áreas, como robótica, medicina, finanças, jogos, entre outras.

.

1. Inteligência Artificial com Redes Neurais.

As redes neurais artificiais (RNAs) são uma das técnicas mais populares de Inteligência Artificial (IA) e são inspiradas no funcionamento do cérebro humano. São sistemas compostos por um grande número de unidades de processamento, chamadas de neurônios artificiais, que trabalham em conjunto para realizar tarefas complexas.

inteligência artificial com redes neurais
Exemplo de uma estrutura padrão de rede neural.

Cada neurônio artificial é capaz de receber um ou mais inputs e gerar um output. A entrada é processada através de uma função de ativação que determina a saída do neurônio. A rede neural é composta por várias camadas de neurônios que se conectam uns aos outros. A primeira camada recebe os dados de entrada e a última camada produz a saída final.

Durante o treinamento da rede, os pesos das conexões entre os neurônios são ajustados de forma a minimizar o erro entre a saída produzida pela rede e a saída desejada. Isso é feito através de um algoritmo de otimização que busca encontrar os pesos que minimizam a função de perda.

Uma das principais vantagens das redes neurais é a sua capacidade de aprendizado a partir de exemplos. Ao receber um grande volume de dados de treinamento, a rede neural é capaz de identificar padrões complexos e generalizar o conhecimento para novos dados.

As redes neurais são aplicadas em diversas áreas, como reconhecimento de padrões, processamento de fala, visão computacional, processamento de linguagem natural, entre outras.

.

2. Aprendizado de máquinas com árvores de decisão.

As árvores de decisão é uma técnica de aprendizado de máquina utilizada para modelar problemas de classificação e regressão. Elas são um tipo de modelo preditivo que utiliza um conjunto de regras para tomar decisões.

inteligência artificial com arvore de decisão
Exemplo de uma arvore de decisão

Uma árvore de decisão é construída a partir de um conjunto de dados de treinamento. Cada nó da árvore representa uma decisão baseada em um conjunto de características dos dados, enquanto as arestas da árvore representam o resultado da decisão. A cada nó da árvore, a escolha do caminho a ser seguido é baseada em um teste realizado em uma ou mais variáveis ​​de entrada. O resultado final é a folha da árvore, que contém a previsão de saída.

Durante o treinamento, o algoritmo de aprendizado de máquina seleciona a melhor característica para dividir o conjunto de dados em subconjuntos, de modo a maximizar a separação entre as classes de saída. Isso é feito através de uma medida de impureza, como a entropia ou o índice de Gini.

As árvores de decisão são usadas em várias áreas, como análise de crédito, previsão de vendas, diagnóstico médico, entre outras. Uma das principais vantagens das árvores de decisão é que elas são fáceis de entender e interpretar, o que as torna uma ferramenta útil para especialistas em domínios específicos. Além disso, elas podem lidar com dados faltantes e dados categóricos, e podem ser combinadas com outras técnicas de aprendizado de máquina para melhorar a precisão das previsões.

.

3. Solução de problemas com algoritmos genéticos.

Algoritmos genéticos são uma técnica de otimização inspirada na seleção natural e na genética. Eles são frequentemente usados em conjunto com a inteligência artificial para resolver problemas complexos de otimização, como encontrar o melhor conjunto de parâmetros para um modelo de aprendizado de máquina.

Um algoritmo genético é composto de uma população inicial de indivíduos, cada um representando uma solução possível para o problema em questão. Cada indivíduo é codificado como um vetor de genes, que contém as informações necessárias para descrever a solução. Em seguida, um processo de evolução é aplicado a essa população.

Inteligência Artificial com Algoritmos genéticos
Inteligência Artificial com Algoritmos genéticos

O processo de evolução envolve a seleção dos indivíduos mais aptos, a reprodução entre eles e a aplicação de operadores genéticos, como cruzamento e mutação, para criar uma nova geração de indivíduos. O objetivo é criar uma nova população que seja mais apta do que a anterior.

Ao utilizar algoritmos genéticos em conjunto com a inteligência artificial, é possível otimizar os parâmetros dos modelos de aprendizado de máquina de forma mais eficiente. Em vez de tentar todas as combinações possíveis de parâmetros, o algoritmo genético é capaz de encontrar a melhor solução em um espaço de busca muito grande.

Os algoritmos genéticos também são usados em outras áreas de aplicação, como design de circuitos, planejamento de rotas, seleção de portfólio de investimentos, entre outras. Eles são particularmente úteis quando o espaço de busca é muito grande ou não é possível derivar uma solução analítica.

.

4. Conjunto de decisões com lógica Fuzzy.

Lógica Fuzzy (lógicao difusa) é uma técnica matemática que permite modelar o raciocínio humano baseado em incertezas, imprecisões e informações vagas. A lógica fuzzy lida com a incerteza por meio de conjuntos fuzzy, que são conjuntos que permitem que um elemento possua diferentes graus de pertinência. Ou seja, um elemento pode pertencer a um conjunto fuzzy em diferentes graus de intensidade, ao invés de pertencer ou não pertencer ao conjunto de forma binária.

Inteligência Artificial com Logica Fuzzy Difusa
Diferente da Lógica Convencional aonde temos FALSO e VERDADEIRO, a Lógica Fuzzy considera uma terceira condições; “TALVEZ”.

Na lógica fuzzy, a avaliação é feita em termos de graus de pertinência, que variam de 0 a 1. Ao invés de se trabalhar com valores precisos, a lógica fuzzy trabalha com valores que variam em graus de verdade. Isso permite modelar conceitos imprecisos e vagos, como “baixo”, “alto”, “rápido” e “lento”, que são comuns na vida real.

A lógica fuzzy é usada em várias aplicações, como sistemas de controle, diagnóstico médico, tomada de decisão, entre outras. Por exemplo, em sistemas de controle fuzzy, as regras fuzzy são usadas para mapear as entradas do sistema em saídas de controle. Isso permite que o sistema de controle ajuste suas saídas de acordo com as entradas, mesmo que essas entradas sejam imprecisas ou incertas.

Uma das principais vantagens da lógica fuzzy é sua capacidade de lidar com incerteza e imprecisão de uma maneira intuitiva e natural. A lógica fuzzy permite que o conhecimento especialista seja representado de forma simples e fácil de entender, tornando-a uma técnica útil para problemas complexos do mundo real.

inteligência artificial aplicada em carros autônomos
A inteligência artificial aplicada em carros autônomos já é uma realidade com a Tesla e outros modelos similares.

Exemplos de Inteligências Artificiais.

Existem vários exemplos de inteligência artificial em uso hoje em dia. Aqui estão alguns exemplos comuns:

  1. Assistentes virtuais: Os assistentes virtuais, como a Siri da Apple, a Alexa da Amazon e o Google Assistant, usam tecnologias de reconhecimento de fala, processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina para entender comandos de voz e responder com informações e tarefas.
  2. Sistemas de recomendação: Sistemas de recomendação, como o utilizado pela Netflix e Amazon, usam algoritmos de aprendizado de máquina para analisar o comportamento do usuário e fornecer recomendações personalizadas de filmes, programas de TV, livros e produtos.
  3. Carros autônomos: Os carros autônomos, como os desenvolvidos pela Tesla e Google, usam uma combinação de sensores, processamento de imagem e aprendizado de máquina para navegar nas ruas sem intervenção humana.
  4. Detecção de fraude: Os sistemas de detecção de fraude usam algoritmos de aprendizado de máquina para detectar atividades suspeitas em transações financeiras e sinalizar possíveis fraudes.
  5. Reconhecimento de imagem: O reconhecimento de imagem é usado em várias aplicações, desde reconhecimento facial até análise de imagens médicas e de satélite. A tecnologia usa algoritmos de aprendizado de máquina para identificar objetos e padrões em imagens.

Esses são apenas alguns exemplos de como a inteligência artificial é usada em diversas áreas da nossa vida cotidiana. À medida que a tecnologia continua a evoluir, podemos esperar ver mais e mais exemplos de inteligência artificial em uso em vários setores.

como funciona o chatgpt
O ChatGPT se tornou a sensação de 2023 concorrendo diretamente com o Google, dispensando a pesquisa por conteúdos na internet.

.

E o ChatGPT?

Não podemos falar de intelgência artificial sem falar do ChatGPT.

O popular ChatGPT é um exemplo de inteligência artificial. Ele é um modelo de linguagem natural treinado em grande escala, desenvolvido pela OpenAI, que usa algoritmos de aprendizado de máquina para entender e gerar texto de forma autônoma.

Ele foi treinado em um grande conjunto de dados para entender e gerar respostas em linguagem natural. O ChatGPT é capaz de interagir com os usuários, entender perguntas e gerar respostas relevantes, usando sua capacidade de processamento de linguagem natural e conhecimento acumulado a partir dos dados em que foi treinado.

O ChatGPT é um exemplo de como a inteligência artificial pode ser usada para criar sistemas de conversação mais sofisticados e eficazes.

A Inteligência Artificial e a Robótica.

A inteligência artificial (IA) e a robótica estão intimamente relacionadas, já que a IA é uma tecnologia essencial para o desenvolvimento de robôs autônomos e inteligentes.

A IA é um ramo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de algoritmos que permitem que as máquinas aprendam e tomem decisões por si mesmas, com base em dados e experiências prévias.

O uso da Robótica na Medicina
O uso da Robótica é um grande avanço para a medicina. Através dos robôs é possível realizar cirurgias complexas com grande precisão.

Os robôs, por sua vez, são dispositivos mecânicos que podem ser programados para realizar tarefas de forma autônoma ou controlados remotamente por um ser humano.

Os avanços na IA permitiram o desenvolvimento de sistemas de controle de robôs mais sofisticados, permitindo que eles sejam mais eficientes em tarefas complexas e interajam com o ambiente de forma mais inteligente.

Por exemplo, robôs autônomos podem usar algoritmos de visão computacional para reconhecer objetos em um ambiente e tomar decisões com base nessa informação.

Assim, a robótica depende da IA para criar robôs cada vez mais sofisticados e autônomos, capazes de realizar tarefas que antes eram exclusivas de seres humanos.

Ao mesmo tempo, a robótica também pode ajudar a IA a se desenvolver, fornecendo dados e cenários reais para testar e melhorar os algoritmos de aprendizado de máquina.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.