Ads

Um recurso de rede muito legal mas pouco utilizado é o Local de Rede do Windows, por ele é possível conectarmos serviços como WebDav (Disco da Web) e FTP. Desta forma não precisamos utilizar programas adicionais como Filezilla e outros clientes de FTP ou SFTP.

Estes são os passos a serem seguidos;


Como Conectar FTP no Windows

  1. Tenha em mãos os dados de FTP do seu host.
  2. Abra o Explorador de Arquivos do Windows, localize e clique com o botão direito sobre Este Computador, opção Adicionar um local de rede.
    Como Adicionar uma conexão FTP como Local de Rede no Windows
  3. Será iniciado um assistente de configuração, clique em Avançar para ir para a próxima etapa.
  4. Na etapa seguinte selecione “Escolher um local de rede personalizado” e clique em Avançar.
    conectar FTP no Windows sem Programas
  5. Na tela seguinte você deverá informar o endereço do servidor FTP, é importante seguir o exemplo mostrado na tela; supondo que o FTP seja ftp.blogson.com.br, o endereço então ficaria da seguinte forma: ftp://ftp.blogson.com.br
    configurar FTP no Windows como Local de Rede
  6. Na etapa seguinte, desmarque a opção fazer logon anônimo e informe o nome do usuário clique em Avançar. Apenas se atente que em alguns casos o servidor de FTP pode exibir que você adicione um @seudominio.com.br ao usuário como mostra a imagem;
    adicionar e configurar usuário de FTP no Windows
  7. Encerra o assistente, após o término do assistente será solicitada a senha do usuário;
  8. Pronto! Agora é só acessar Este Computador para ter acesso ao seu serviço de FTP.
Após configurado, você poderá acessar o seu serviço de FTP diretamente no Explorador de Arquivos do Windows.



Atenção, Não é Bem uma pasta, nem um repositório do GIT.

Após se conectar ao serviço de FTP muitos usuários pensam que o local de rede irá se comportar como uma pasta comum, aonde você poderá criar, salvar e editar arquivos diretamente no local de rede.

Não é bem que funciona, o protocolo FTP exige que seja feito o upload e download de todos os arquivos que você for trabalhar, portanto, se desejar editar algum arquivo que esteja no FTP você terá que primeiro copiá-lo para outro local, editar e depois enviar novamente para o servidor de FTP.

Se você precisa de um recurso de arquivos mais dinâmico, verifique com a sua empresa de hospedagem se ela oferece o serviço de WebDav, este sim se comparta exatamente como uma pasta no qual você criar, editar e salvar arquivos diretamente dentro dela.

Ou, se você é desenvolvedor, procure aprender sobre repositórios do GitHub, uma forma muito mais prática e segura de organizar e publicar os seus arquivos.

Se deseja aprender mais sobre WebDav, GitHub ou se este artigo foi útil de alguma forma, por favor, deixe seu comentário. Até +.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.