Ads

Hospedar um site significa publicar os arquivos do seu site em um servidor web.

Existem várias empresas de hospedagem de sites no mercado onde podemos encontrar diversos diferenciais entre elas. Algumas oferecem servidores no Brasil, outras no exterior. Já outras oferecem serviços de backups inclusos no serviço de hospedagem, outras oferecem scripts pré-instalados, outras oferecem HDs SSDs, outras oferecem servidores em nuvem, e bla bla bla… você pode passar o dia no Google pesquisando estas empresas.

Algumas empresas oferecem serviços gratuitos de hospedagem com recursos limitados, porém, é o suficiente para aprendermos como se publica um site na Internet.

Domínio

O primeiro passo para se hospedar um site é obter um endereço que dará acesso ao site. Por exemplo, o endereço etecarmine.com.br dá acesso ao servidor que hospeda os arquivos do site da escola. Este endereço é chamado de domínio e partir de configurações de DNS podemos dizer a este domínio em qual servidor do planeta se encontra os arquivos que publiquei.

Estes domínios podem ser adquiridos diretamente com as empresas de hospedagem ou no registro.br e custam em torno de R$ 30,00 por ano.

De imediato, não iremos comprar nenhum domínio, algumas empresas além de fornecer hospedagem gratuita também oferecem domínios temporários gratuitos para testarmos nosso site, vamos usar a Hostinger para aprender como fazer.

Passo 1

Criar uma conta de hospedagem no site http://hostinger.com.br/ Veja estes tutorial no Youtube:

Passo 2

Fazer download do Filezilla, esse programa irá permitir que você selecione os arquivos que estão no seu computador e envie para o servidor da Hostinger. Faça o download em https://filezilla-project.org/download.php?type=client

Screenshot_1

Passo 3

Veja os dados de conexão de FTP para usar no Filezilla. Estes dados você receberá por e-mail logo depois de criar a sua conta na Hostinger. Ele contem o nome do host do servidor, o usuário e a senha de conexão.

Passo 4

Publique seus arquivos na Internet e acesse o seu domínio gratuito da Hostinger e pronto!

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.