• Categoria do post:Programação para Web
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura
Ads

Utilizando BootStrap, crie os formulários a seguir para a próxima aula.

Usando GET

  1. Usando o método GET, crie um formulário que receba o nome do estudante, 3 notas de Zero à Dez e calcule a média quando um botão de submit for pressionado! Faça a validação dos campos de modo que usuário tenha que preencher todos os campos e todos numéricos.
  2. Usando o método GET, crie um formulário que receba três números e verifique qual deles é o maior. Faça a validação dos campos de modo que usuário tenha que preencher todos os campos.

Usando POST

  1. Crie um formulário que receba um login e senha de um usuário. Faça a validação dos campos de modo que usuário tenha que preencher todos os campos. Se o login for “etec” e a senha “informática”, exiba uma mensagem na tela de “logado com sucesso” e não exiba mais o formulário de login.
  2. Crie um formulário onde o usuário informa seu nome, seu e-mail, sua data de nascimento e escolha numa lista suspensa a bandeira do seu cartão de crédito. Ao clicar em em botão de submit, exiba todos os dados na tela e não exiba o formulário após o preenchimento.
  3. Crie um formulário onde o usuário seleciona uma cor em um input color e que altere a cor de fundo da página. Utilize a escala de cores a seguir; http://www.w3schools.com/html/html_colors.asp

Usando o input Select

Para resolver o exercício 2 do POST, devemos usar o input do tipo Select, porém a sua estrutura é diferente dos demais inputs pois ele necessita ser alimentado por vários dados. Este é um exemplo de uma lista suspensa usando select.

<select name="MarcaDeCarro">
  <option value="Volvo"> Volvo </option>
  <option value="Lada">  Lada </option>
  <option value="Mercedes"> Mercedes</option>
  <option value="Audi">Audi</option>
</select>

Definir uma cor de fundo da página.

Conforme já vimos, o HTML 5 não responsável por deixar a página bonita, portanto, ele não trabalha com cores. Para trabalhar com cores devemos passar nossas configurações para o CSS ou usar o atributo style. O exemplo a seguir mostra como podemos usar o elemento style para alterar a cor de fundo de uma página.

<body style="background-color: yellow;">

Nós podemos resolver o exercício 3 do GET substituindo o yellow por uma variável PHP

<body style="background-color: <?php echo "$CorEscolhida" ?>;">
Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.