• Categoria do post:WikiBlogson
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura
Ads

É impossível pensar na história e evolução da computação sem lembrar do Google. O Google foi fundado em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes de pós-graduação da Universidade Stanford, nos Estados Unidos.

Eles criaram um mecanismo de busca que utilizava um algoritmo inovador chamado PageRank, que analisava a relevância de uma página na web com base no número de links que apontavam para ela.

Ao contrário de que muitos pensam, nem sempre o Google se chamou Google. Inicialmente se chamava BackRub.

Fundadores do Google - A história
Larry Page e Sergey Brin – fundadores do Google.

O Google foi inicialmente lançado em um servidor caseiro em uma garagem em Menlo Park, na Califórnia. Em seus primeiros anos, o Google operou em um escritório improvisado em um dormitório universitário, enquanto os fundadores se concentravam em aprimorar o algoritmo de busca e expandir sua base de usuários.

A história do Google primeira versão de 1995
A primeira versão do Google foi publicada em 1995.

No final dos anos 90 e início dos anos 2000, o Google se tornou rapidamente o mecanismo de busca mais popular na internet. Em 2004, a empresa realizou sua oferta pública inicial (IPO), levantando bilhões de dólares e tornando seus fundadores instantaneamente bilionários.

Garagem aonda o Google foi criado
Em comemoração dos 20 anos do Google, a empresa recriou a garagem aonde o Google foi idealizado. Veja mais em https://blog.google/products/maps/inside-googles-original-garage-1998-style/

Desde então, o Google expandiu seus serviços para incluir uma ampla gama de produtos, incluindo o Gmail, o Google Maps, o Google Drive e o YouTube. A empresa também adquiriu várias outras empresas de tecnologia, como a Android Inc., a empresa por trás do sistema operacional Android, que se tornou o sistema operacional móvel mais popular do mundo.

Hoje, o Google é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, com receita anual de dezenas de bilhões de dólares e milhares de funcionários em todo o mundo.

O Google continua a ser um líder em inovação tecnológica, investindo em inteligência artificial, realidade virtual e outras tecnologias emergentes para continuar a expandir sua oferta de produtos e serviços.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.