• Categoria do post:WikiBlogson
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura
Ads

Computação vem do termo computar, ou seja, calcular algo. A computação surgiu a partir de instruções de cálculo como Ábaco e depois foi evoluindo para calculadores mecânicas até chegarmos em nano computadores.

Ábaco, um dos primeiros instrumentos modernos de cálculos usado pelo homem.
O super nano computador de IBM é menor que um grão de sal grosso.

A ciência da Computação

No âmbito cientifico, computação é o processo de usar tecnologia de computador para concluir uma determinada tarefa, usando tanto hardware como softwares para que esta tarefa possa ser concluída.

O icónico matemático John von Neumann foi um percursores na ciência da computação ao definir, em 1946, a estrutura de computação que usamos até hoje baseada no de memória, uma unidade aritmética e lógica e uma unidade de controle que funcionavam a partir de entrada de dados e geravam saídas como resultados de cálculos.

Estrutura clássica de computação criada por Von Neumann e utilizada até os dias de hoje.

A computação pode abranger o projetos de desenvolvimento de sistemas de software e hardware para uma ampla gama de finalidades para auxiliar na busca de estudos científicos, criando sistemas inteligentes e criando e usando diferentes mídias para entretenimento, comunicação e ciência.

A computação também é definida como um ramo da ciência da engenharia e também da matemática que lida com o estudo sistemático de processos algorítmicos, que são usados ​​para descrever e transformar informações baseadas em entrada, processamento e saída de dados.

Também tem significados específicos dependendo do contexto e do campo em que é usado. Por exemplo, computação em nuvem, computação social, computação ubíqua, computação paralela e computação em grade, todos caem sob o guarda-chuva do significado geral de computação, embora ainda tenham um propósito e definição específicos separados uns dos outros. Essencialmente, são diferentes aplicações de computação.

Não importa como você o defina, porém, calcular tudo se resume a uma grande questão fundamental: o que pode ser automatizado com sucesso?

História dos computadores e sistemas operacionais

Aqui no Blogson você encontra dois artigos incríveis que vão te ajudar a entender melhor a computação e sua história. Boa Leitura…

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.