Ads

DNS significa “Domain Name System” (Sistema de Nomes de Domínios, em português).

É uma protocolo de rede que permite a tradução de nomes de domínios (por exemplo, www.blogson.com.br) em endereços IP (Internet Protocol) que são utilizados pelos dispositivos de rede para localizar e se comunicar com servidores e serviços na internet.

Em palavras mais curtas, o DNS é um sistema distribuído e hierárquico de bancos de dados que mapeia nomes de domínios legíveis por humanos em endereços IP numéricos que são usados pelos dispositivos de rede para localizar e acessar serviços na internet.

O DNS também é considerado um serviço de rede e internet, pois tem com principal objetivo atender solicitações dos usuários (clientes), processar em um servidor e devolver ao usuário o resultado da solicitação feita por ele.

O BIND DNS é um popular software de DNS usado em servidores Linux.

Como funciona o DNS?

Quando um usuário digita um nome de domínio em um navegador, o computador do usuário envia uma solicitação de tradução para um servidor DNS, normalmente est servidor de DNS é do próprio provedor de seriço de internet (ISP), como Claro, Vivo, Embratel, etc…

Estes servidores de DNS por sua vez consultam o banco de dados do DNS para encontrar o endereço IP correspondente ao nome de domínio solicitado, este processo é chamado de resolução de nomes ou stub resolver. E, em seguida, envia essa informação de volta ao computador do usuário, permitindo que o navegador acesse o site desejado.

O processo de resolução de nomes geralmente envolve as seguintes etapas:

  1. Quando um usuário digita um nome de domínio em um navegador, o computador do usuário envia uma solicitação de resolução de DNS para um servidor DNS local (geralmente fornecido pelo provedor de serviços de Internet do usuário).
  2. Se o servidor DNS local tiver uma cópia da resposta em seu cache (memória), ele a fornecerá imediatamente ao computador do usuário.
  3. Caso contrário, o servidor DNS local encaminhará a solicitação para um servidor DNS raiz, que é o primeiro ponto de contato na hierarquia do DNS.
  4. O servidor DNS raiz não fornece informações de resolução de nomes de domínio diretamente, mas encaminha a solicitação para um servidor DNS de nível superior (top-level domain), como .com, .org, .edu, etc.
  5. O servidor DNS de nível superior contém informações sobre os servidores DNS autoritativos para cada domínio de segundo nível (exemplo: google.com), e encaminha a solicitação para o servidor DNS autoritativo correspondente.
  6. O servidor DNS autoritativo para o domínio de segundo nível (por exemplo, google.com) contém informações precisas e atualizadas sobre os endereços IP dos servidores que hospedam o site do domínio. Ele fornece essa informação de volta ao servidor DNS local, que a armazena em cache e a fornece ao computador do usuário.
  7. Com a informação de endereço IP recebida, o computador do usuário pode estabelecer uma conexão com o servidor da web que hospeda o site correspondente ao nome de domínio solicitado.

Esse processo ocorre em segundos e é transparente para o usuário final. O DNS é fundamental para a navegação na internet e o acesso a serviços online.

Tipos de DNS – Recursivo, Autoritativo e Reverso.

DNS Recursivo, Autoritativo e Reverso são diferentes tipos de servidores DNS que desempenham funções específicas no processo de resolução de nomes de domínio. Aqui está uma breve explicação sobre cada um deles:

DNS Recursivo: é o tipo de servidor DNS que geralmente é fornecido pelo provedor de serviços de Internet (ISP) do usuário ou por um servidor DNS de terceiros. Ele é responsável por processar as solicitações de resolução de nomes de domínio enviadas pelos dispositivos conectados à sua rede e encaminhá-las para outros servidores DNS quando necessário. O DNS recursivo geralmente faz cache das respostas para acelerar o processo de resolução de nomes de domínio e reduzir a sobrecarga na rede.

DNS Autoritativo: é o tipo de servidor DNS que é responsável por manter as informações precisas e atualizadas sobre os nomes de domínio e endereços IP de um domínio específico. Ele fornece respostas para consultas de DNS relacionadas a esse domínio, e é a fonte autorizada de informações para outros servidores DNS que precisam de informações sobre esse domínio.

DNS Reverso: é o tipo de servidor DNS que permite que os usuários pesquisem nomes de domínio com base em um endereço IP numérico. Ele é usado principalmente para verificar as informações de endereço IP dos visitantes de um site, identificando a localização geográfica, provedor de serviços de Internet, e outros detalhes associados ao endereço IP.

Resumindo, segue uma colinha para a prova de redes; o DNS Recursivo é responsável por encaminhar as solicitações de resolução de nomes de domínio, o DNS Autoritativo é responsável por fornecer informações precisas sobre nomes de domínio e endereços IP, e o DNS Reverso é responsável por pesquisar nomes de domínio com base em endereços IP. Todos esses tipos de servidores DNS trabalham juntos para garantir que os usuários possam acessar sites e serviços na internet de maneira rápida e eficiente.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.