Ads

Parabéns se você chegou até a este artigo, isso significa que você deseja aprender por contra própria como criar o seu site. A questão é… Você conhece HTML, CSS e JavaScript? Você sabe usar um banco de dados?

Estas perguntas desanimam muitos querer seguir em frente, então vou lhe dar um caminho alternativo, não é um caminho do mínimo esforço mas com certeza vai te ajudar muito.

Como criar um site sem saber programar?

A princípio o HTML é a tecnologia essencial para desenvolvimento de sites, mas ela não é bem uma linguagem de programação e sim uma linguagem de marcação.

A ideia de marcação vem das tags (etiquetas), pela quais marcamos o conteúdo que desejamos exibir na tela e definimos a sua estrutura.

Já o CSS complementa o HTML e é responsável por parte de estilização, basicamente toda a beleza do seu site vai ser definido pelo CSS enquanto o HTML define o conteúdo e a estrutura que as páginas de seu site vai ter.

E o JavaScript (este sim uma linguagem de programação) vem como um recurso de interação e implementa funcionalidades em nossas páginas. Animações, efeitos com o mouse, efeitos de scroll, validação de formulários, entre outros, podemos até mesmo ser criar interações com banco de dados usando técnicas de Ajax.

O trio que move a Internet – HTML + CSS + JS

Além do trio HTML, CSS e JavaScript existem também as linguagens de conteúdo dinâmico, sendo o PHP e o ASP as linguagens mais conhecidas. É comum também usarmos junto banco de dados com MSSQL Express ou MySQL / Maria DB.

Bem, obviamente isso foi apenas uma introdução e não estamos aqui para aprender a programar certo? Então vamos ao que interessa! Como programar um site? Separei a seguir 3 caminhos para você começar nesta aventura.

1. Construtores de Sites

Você está sem tempo e precisa colocar um site rápido no ar, mesmo que básico. Neste caso os construtores de sites são os mais adequados.

Talvez o mais famosos deles seja o WiX devido a investimento de marketing que esta empresa faz, mas existe muitos outros interessantes e até mais baratos, o que eu vou recomendar aqui é o Mobrise, que entrega um bom produto e é fácil de usar.

Como criar um site no Mobrise Construtor de sites gratuito.

Recomendo que faça o download no site da SourceForge. Tentar fazer o download direto do site da Mobrise pode ser assustador, em vários momentos o site vai te induzir a comprar a versão Professional com diversos templates kits inclusos.

Uma vez instalado, agora é só fuçar e aprender, o software é intuitivo mas se você quiser ver um artigo ensinando como usá-lo deixe seu comentário no final do artigo, combinado?

Construtora de sites são opções rápidas para criar seu próprio site.

Depois de criado o seu site, você terá que publicá-lo na Internet, para isso utilize um serviço de hospedagem da sua confiança.

A empresa de hospedagem irá lhe fornecer os dados de FTP e estes dados podem ser configurados no Mobrise para que você possa então publicar o seu site na internet usando o serviço de hospedagem que você contratou.

2. WordPress e seus Page Builders

É possível criar um site no WordPress sem saber WordPress? O WordPress sempre foi uma boa alternativa para quem quer criar seu próprio site usando algo realmente profissional e gratuito. Mas, o fato do WordPress ser tão completo faz com que muitos se assustem com a quantidade de detalhes que devemos nos preocupa e com a quantidade de situações que surgem que nem sempre sabemos como resolver.

Mas com o passar do tempo o WordPress ganhou funções e recursos novos e os Page Builder são uma destas novidades que acompanharam a evolução do WP.

Os Page Builders são construtores de páginas e soam mais como uma espécie de Power Point, que oferece em sua maioria recursos para você criar suas páginas e seu site inteiro usando basicamente recursos de arrastar e soltar.

Page Builder Elementor em ação

Dentro destes Page Builders o mais interessante sem dúvidas é o Elementor Page Builder que na sua versão gratuita já é possível criar sites completos e elegantes e mesmo que você esteja com pressa ou sem inspiração você poderá usar templates já prontos.

Como criar um site em WordPress sem saber nada de WordPress.

Uma coisa bacana do WordPress é que quase todos os serviços de hospedagem oferecem um instalador gratuito, o que facilita bastante o início das suas aventuras.

O Blogson é legal e você está no lugar certo, aqui no Blogson você vai aprender de graça em apenas 2 horas uma receita de bolo de como criar seu próprio site WordPress sem saber programar ou mesmo sem saber nada sobre construção de sites.

Curso gratuito de WordPress. Crie um site completo sem segredos em 2 horas.

3. Templates HTML gratuitos

Por fim, vou terminar as minha dica falando dos templates HTML gratuitos.

Templates nada mais são do que sites já prontos aonde a sua missão é apenas editar o conteúdo e publicar no seu serviço de hospedagem. Essa dica serve mais para quem já aprendeu algumas coisinhas de HTML e CSS mas ainda engatinha na hora de tentar criar algo.

Existem na internet vários sites de templates gratuitos para downlad, apenas tome cuidado para não baixar de sites duvidosos.

Sites como templated.co, templatemo.com, tooplate.com e html5up.net são bons sites para obter downloads confiáveis e templates bonitos que podem servir praticamente para qualquer ramo de negócio.

Modelo gratuito de template HTML para download

Outra dica é utilizar um bom editor de código, eu recomendo o Brackets, 100% gratuito.

4. Como programar uma Loja Virtual?

Por fim, supondo que você queira aprender a programar um site para vendas online. Bem, esta questão já depende do que e como você pretende vender.

Se você quer montar uma loja virtual para vender alguns produtos físicos, o ideal é iniciar a sua experiência com plataformas baratas como por exemplo Shopify e NuvemShop, na minha opinião são as melhores plataformas para quem está começando a aprender a lidar com a Internet como ferramenta de negócios.

Estas plataformas não são gratuitas mas é um valor que cabe no bolso e caso seu negócio não dê certo tenha certeza que o prejuízo com o site será mínimo.

Se o seu negócio for venda de produtos digitais, dependendo do volume você pode simplesmente gerar os links de pagamento em plataformas como PagSeguro e Mercado Pago e adicionar em seu site, mas se o volume de produtos digitais for grande então o ideal é partir para uma plataforma como Shopify e Nuvem Shop.

Conclusão

Vimos neste artigo ao menos 3 maneiras diferentes como criar um site sem saber programar tenho certeza que uma delas irá lhe atender. Se este artigo foi útil de alguma forma por favor deixe seu comentário. Até +.

Ads