Ads

O OneDrive é um serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft que permite aos usuários armazenar e sincronizar arquivos em vários dispositivos. Ele oferece por padrão 5 GB de armazenamento gratuito para novos usuários e pode ser acessado por meio de um navegador da web ou do aplicativo OneDrive.

No entanto, a versão do Office 365 oferece 1 TB de armazenamento e para conseguir este espaço existe duas maneiras, a primeira é fazer parte do programa de estudos para desenvolvedores Microsoft, saiba mais aqui – OneDrive para desenvolvedores – OneDrive dev center | Microsoft Learn.

A outra forma de se obter o mesmo espaço de armazenamento é ser integrante de uma organização educacional ou corporativa que tenha parceria ou contrato de serviços com a Microsoft.

Escola do Trabalhador 4.0

Recentemente foi publicado aqui no Blogson um artigo sobre o programa Escola do Trabalhador 4.0, que consiste em uma plataforma de cursos criada pela parceria da Microsoft e Governo Federal.

Cursos Gratuitos Plataforma Trabalhador 4.0

Nesta plataforma, ao se cadastrar, você receberá um email institucional da @escolatrabalhador40.com.br e por este e-mail você terá acesso a todos os recursos do pacote Office 365 da Microsoft e consequentemente você também receberá 1 TB de armazenamento no One Drive.

Armazenamento para uso Individual somente

É importante saber que o serviço de armazenamento de instituições de ensino é sempre voltado para uso pessoal somente, você não poderá compartilhar seus arquivos para outros usuários que não estejam dentro do mesmo domínio @escolatrabalhador40.com.br.

Esta é uma medida de segurança sensata para evitar sobrecarregar o serviço e principalmente evitar que usuários mal intencionados se cadastrem na plataforma apenas para obter o armazenamento para distribuir arquivos ilegais.

Por quanto tempo terei 1 TB de armazenamento no meu OneDrive?

O pacote Office 365 está disponível na Escola do Trabalhador 4.0 até a data de edição deste artigo, por se tratar de um programa do Governo é sensato saber que a parceria pode ser encerrada a qualquer momento, com ou sem aviso prévio.

Portanto, não recomendo que utilize o OneDrive da Escola do Trabalhador para salvar arquivos de grande importância. Prefira utilizar como um serviço adicional de backup, ou para armazenamento temporário de seus arquivos.

Como obter 1 TB no One Drive?

  1. Cadastre-se na plataforma Escola do Trabalhador 4.0, acesse aqui o formulário de cadastro.
  2. Aguarde receber as credenciais do seu e-mail @escolatrabalhador40.com.br no seu e-mail particular.
  3. Faça o primeiro acesso na plataforma Escola do Trabalhador 4.0, acesse https://ead.escoladotrabalhador40.com.br/
  4. Escolha um dos cursos.
  5. Agora acesse o portal Office 365 – https://www.office.com/
  6. Faça o login normalmente e localize o aplicativo One Drive.
  7. Pronto! O OneDrive já está ativo e você agora pode também autenticar no PC e no seu celular.
Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.