• Categoria do post:Redes de Computadores
  • Tempo de leitura:8 minutos de leitura
Ads

Embora você não precise exatamente usar Linux para realizar uma formatação em baixo nível, eu ensinarei usando o Linux. Não porque eu goste de Linux, mas sim pela eficiência que ele oferece ao resolver vários problemas do computador e do próprio Windows.

Quem trabalha com manutenção de computadores não abre a mão de um CD ou um pen-drive com Linux instalado. Isso porque o Linux permite acessar os discos do computador e permite realizar algumas ações vitais como por exemplo; Fazer backup de arquivos quando o Windows não carrega, localizar drivers do Windows e fazer formatações e reparos nos discos rígidos, testes de memórias, acessar a rede, entre outros.

Neste relato, o dia foi salvo justamente por uma distro Linux. Tudo começou quando tive a infelicidade de ligar um notebook com o HD apresentando problemas. O load do Windows tentava reparar o HD sem sucesso. Tentei formatar o disco e reinstalar o Windows 10 mas o problema persistiu após a formatação.

Este é um sintoma de que o HD não está bem e uma boa solução é a formatação de baixo nível. Este tipo de formatação realmente zera todas os blocos de gravações do HD, diferente da formatação de alto nível onde somente a tabela de partições são formatadas.

Preparando uma Live CD do Linux em um pen-drive bootável.

  1. Faça o download de alguma distribuição Linux da sua preferência. Neste exemplo vamos usar o Linux Lite que é bem pequeno e funcional.
  2. Faça o download e ainstalação do LiLi Usb Creator
  3. Após a instalação do LiLi, informe o local aonde está a ISO do Linux e em qual unidade se encontra o pen-drive.
  4. Configure o Passo 4 – Opções conforme imagem;lili-usb-creator
  5. Clique no ícone do raio para iniciar a instalação do Linux no pen-drive.
gravacdbootavel

Dica: Caso não tenha um pen-drive ou caso necessite de um CD bootável utilize o próprio utilitário do Windows. Basta clicar com o botão direito sobre a ISO e selecionar Gravar imagem do disco

Iniciando a Live CD

A BIOS do computador deve estar devidamente configurada para dar o boot no pen-drive. Para acessar a BIOS basta pressionar a tecla DEL durante a inicialização do computador, ou a tecla F2 no caso de alguns fabricantes.

A imagem abaixo mostra a BIOS devidamente configurada.

bios

Para salvar as alterações, pressione f10 e depois selecione OK na janela de mensagem.

Executando um Zero Fill

Dica: Se o Linux Lite não reconhecer o touchpad do seu notebook, pressione a tecla CTRL + ESC para abrir o menu de contexto e acessar o terminal por ele.

1. Com a Live já executando, acesse o terminal do Linux, execute o comando;

sudo fdisk -l

2. Será exibida uma lista de discos, identifique o disco rígido que deseja aplicar a formatação. O disco escolhido tem um identificado conforme mostra a imagem. O HD que desejo formatar possui o identificador sdb.

hd

3. Com o identificador anotado, execute agora o seguinte comando;

sudo shred -n 2 -z -v /dev/sdb

4. Agora vá descansar pois a formatação em baixo nível é extremamente lenta e demorar longas horas.

zerofill-linux

Ainda não resolveu? Então isole os Bad Blocks

Se mesmo depois de passar um Zero Fill no seu HD ele ainda apresenta problemas, então muito provavelmente seu HD está danificado.

Bad Blocks são as áreas danificadas do HD. É possível isolar estas áreas para que nada seja gravada nela, dessa forma, o leitor magnético do HD passará direto pela área isolada.

O Linux oferece ferramentas muito eficazes para auxiliar neste problema. Para saber como isolar bad blocks no HD usando Linux, leia o artigo – Como isolar bad blocks do seu HD com Linux

Estudo de caso.

Como posso aplicar isso na minha oficina de manutenção?

Simples, imagine aquele cliente novo que você nunca mexeu no PC dele e ele chega com o PC para formatar. Seja sensato em realizar uma formatação de baixo nível, além de identificar possíveis problemas no HD você terá a certeza de que a sua instalação do novo sistema terá mais garantias do que a formatação convencional de alto nível.

Outra situação, imagine que você comprou um computador usado, então, seja sensato em fazer uma formatação de baixo nível nele para se certificar de que está tudo OK com o HD, principalmente se o seu objetivo for vender um HD usado ou usar no computador de um cliente.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.