• Categoria do post:Tecnologia
  • Tempo de leitura:6 minutos de leitura
Ads

Gerar imagens com Inteligência Artificial (IA) é divertido porque permite criar imagens fantásticas e surrealistas que seriam impossíveis de outra forma. Além disso, o uso de um gerador de imagem com IA economiza muito tempo em comparação com os serviços tradicionais de fotografia, como o tempo com a edição ou produção dessas mídias.

A IA é capaz de analisar uma grande quantidade de dados e gerar novas imagens a partir dessa análise. Na prática, isso significa que você pode alimentar um conjunto de imagens em um algoritmo de IA e ele será capaz de criar novas imagens com base nesse conjunto de dados.

Gerar Imagens no Chat GPT

Até o momento da finalização deste artigo, o Chat GPT disponibilizado pela plataforma a OpenAI ainda não gera imagens diretamente no prompt. Para gerar imagens você teria que usar outra plataforma da OpenAI, a DALL-E-2.

Mas a boa notícia é que o Bing GPT da Microsoft também utiliza o algorítimo do Chat GPT, porém com alguns recursos extras que você não encontrará na versão gratuita do Chat GPT, o que torna o Bing GPT um pouco mais interessante.

Existe um truque para obter imagens junto com textos usando a versão CANARY do navegador Edge da Microsoft, que oferece gratuitamente a versão 4 do Chat GPT.

É importante entender que a versão CANARY é uma versão de testes focada em desenvolvedores e testadores, portanto não deve ser o seu navegador principal, utilize a versão Canary apenas por diversão e curiosidade.

Gerando imagens com Chat GPT

  1. Acesse o site de downloads – Edge Insider
  2. Nas opções de download, baixe a versão Edge Canary.Você não precisa se preocupar caso já tenha o edge instalado no seu PC, neste caso, você ficará com as duas versões instaladas, a versão estável e a versão Canary.
    Gerar Imagens no Chat GPT
  3. Com o Edge já instalado, acesse a página do Bing GPT – Bing AI.
  4. Para um melhor resultado das imagens, marque o Bing GPT para trabalhar no modo Mais Criativo
    Chat GPT com gerador de imagens
  5. Agora é só testar o prompt. Para este artigo testei o comando “Crie uma pequena história infantil sobre um leão e um rato que criaram uma bela amizade, com ilustrações.”

Eis o Resultado:

Criar textos e histórias ilustradas com Chat GPT
As imagens geradas diretamente pelo prompt seguem a história.

Gerador de Imagens do Bing

Se você precisar de mais imagens, ou detalhar mais, você pode simplesmente clicar sobre qualquer uma das imagens geradas no prompt do Bing GPT e modificar o comando no Gerador de Imagens do Bing.

Como as imagens de I.A. são geradas?

As imagens geradas por IA são criadas por meio de algoritmos avançados chamados Generative Adversarial Networks (GANs). Esses algoritmos consistem em duas redes neurais: o gerador e o discriminador. O gerador cria imagens, enquanto o discriminador as avalia, comparando-as com imagens reais. Para gerar imagens por IA, o modelo de aprendizagem automática analisa milhões de imagens na Internet, assim como o texto associado às mesmas. Os algoritmos detectam padrões entre as imagens e o texto e, com o tempo, começam a adivinhar que imagem coincide a que texto.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.