• Categoria do post:Tecnologia / WikiBlogson
  • Tempo de leitura:6 minutos de leitura
Ads

O que é armazenamento externo?

O armazenamento externo é um tipo de dispositivo de armazenamento de dados que é conectado a um computador, smartphone ou tablet através de uma conexão externa, como USB, Thunderbolt ou Wi-Fi.

O objetivo do armazenamento externo é fornecer espaço adicional para armazenar arquivos digitais, como documentos, fotos, vídeos e músicas, que não cabem mais no armazenamento interno do dispositivo.

Os dispositivos de armazenamento externo incluem unidades de disco rígido externas (HDDs), unidades de estado sólido externas (SSDs), pen-drives e cartões de memória. Eles geralmente são portáteis e fáceis de transportar, permitindo que os usuários acessem seus arquivos em qualquer lugar, a qualquer momento.

O armazenamento externo também é útil para fazer backup de dados importantes, protegendo os usuários contra a perda de dados em caso de falha do dispositivo ou exclusão acidental de arquivos. Além disso, o armazenamento externo pode ser usado para transferir arquivos entre diferentes dispositivos ou para compartilhar arquivos com outras pessoas.

Os dispositivos de armazenamento externo são compatíveis com a maioria dos sistemas operacionais modernos, como Windows, macOS, Linux e Android, e são facilmente conectados a computadores e dispositivos móveis através de uma variedade de portas de entrada e saída.

Como funciona um pen-drive?

Um pen-drive, também conhecido como unidade flash USB, é um dispositivo de armazenamento portátil que usa memória flash para armazenar dados digitalmente. Ele é semelhante a um HD externo, mas em vez de usar um disco rígido magnético, usa chips de memória flash para armazenar informações.

como funciona um pen drive armazenamento externo
O pen drive é o tipo de armazenamento mais popular do mundo.

O pen-drive é conectado a um computador ou dispositivo móvel através de uma porta USB. Quando conectado, o dispositivo reconhece o pen-drive e envia comandos para permitir a leitura e gravação de dados na memória flash.

Os pen-drives geralmente são alimentados pelo próprio cabo USB, tornando-os muito portáteis e fáceis de usar em qualquer lugar. Eles também são compatíveis com a maioria dos sistemas operacionais modernos, como Windows, macOS, Linux e Android.

Os usuários podem usar um pen-drive para armazenar e transportar arquivos, como documentos, fotos, músicas e vídeos. Eles também são úteis para fazer backup de dados importantes ou para transferir arquivos entre computadores sem precisar de uma conexão à internet.

Os pen-drives geralmente possuem capacidades de armazenamento que variam de alguns gigabytes a várias centenas de gigabytes, dependendo do modelo. Eles também podem ser protegidos por senha ou criptografia de dados para garantir a segurança das informações armazenadas.

Como funciona um HD externo?

Um HD externo é um dispositivo de armazenamento externo que funciona de maneira semelhante a um HD interno de um computador. Ele consiste em um disco rígido magnético que armazena dados digitalmente em discos giratórios revestidos com material magnético.

Como Funciona o HD externo Armazenamento
Os HDs externos são boas opções para backups e armazenamento de grandes arquivos.

O HD externo é conectado ao computador através de uma porta USB ou Thunderbolt. Quando conectado, o computador envia comandos para o HD externo através da interface de conexão, permitindo que o disco rígido leia e grave dados.

O HD externo geralmente é alimentado por energia fornecida pelo próprio cabo USB, embora alguns modelos possam exigir uma fonte de alimentação externa. Ele também pode incluir recursos de criptografia de dados para proteger as informações armazenadas.

Uma vez conectado e reconhecido pelo computador, o HD externo é visto como uma unidade de armazenamento adicional, permitindo que os usuários arrastem e soltem arquivos para armazenamento ou usem software de backup para fazer backups de dados importantes. Quando não estiver em uso, é importante sempre ejetar o HD externo do sistema operacional para evitar corromper os dados armazenados.

Armazenamento externo x Armazenamento em nuvem

O armazenamento interno oferece acesso rápido aos arquivos, pois não depende de uma conexão à Internet. No entanto, a capacidade de armazenamento interno é limitada e pode ser rapidamente preenchida com o uso contínuo.

Por outro lado, o armazenamento em nuvem refere-se ao armazenamento de dados em servidores remotos acessíveis pela internet. Isso permite que os usuários acessem seus arquivos de qualquer dispositivo conectado à internet. O armazenamento em nuvem também permite que os usuários compartilhem arquivos com outras pessoas facilmente. Além disso, muitos serviços de armazenamento em nuvem oferecem recursos de backup automático, protegendo os usuários contra perda de dados.

No entanto, o armazenamento em nuvem depende de uma conexão à internet para acessar e transferir arquivos, o que pode ser um problema em áreas com conexões instáveis ou sem conexão à internet. Além disso, a segurança dos dados armazenados na nuvem pode ser uma preocupação para alguns usuários, embora a maioria dos serviços de armazenamento em nuvem ofereça opções de criptografia de dados para proteger as informações armazenadas.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.