• Categoria do post:Redes de Computadores
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura
Ads

ssh-icon-1

Por padrão a porta SSH do Linux é a 22, portanto, seria interessante por questões de segurança que essa porta fosse alterada a fim de dificultar tentativas de invasões.

Muitos administradores não dão importância a isso achando que “nunca irá acontecer comigo”, mas basta instalar um bom firewall que verá que não é bem assim que funciona, quem tem um servidor ou um VPS já está acostumado a ver nos logs do mod_sec e do firewall (APF ou CSF) constantes visitas de servidores chineses, americanos, indianos, pasquistaneses e por aí vai tentando se logar no WHM, SSH ou CPanel.

Para alterar a porta acesse o SSH do seu servidor como root, edite o arquivo de configuração do SSH no seu editor de texto favorito;

nano /etc/ssh/sshd_config

Procure as linhas

#Port 22
#Protocol 2,1

Retire o comentário da frente das linhas e mude o número da porta 22 para qualquer outro valor acima de 2200. Retire tamtém o número 1 da linha seguinte. Exemplo;

Port 2299
Protocol 2

E reinicie seu serviço SSH

service sshd restart

Atualize as regras de seu Firewall

Se você tem um firewall em execução em seu servidor, muito provavelmente será necessário liberar as portas que você definiu nas configurações do SSH.

Verifique na documentação do seu firewall como fazer a liberação de portas. Estando tudo Ok, agora é só testar o login o PUTTY com a porta nova. Nunca esqueça a porta, isso poderá lhe trazer grandes inconvenientes.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.