Ads

Com o avanço da tecnologia e a crescente dependência da internet em nossas vidas cotidianas, a segurança digital se tornou uma questão crítica.

A segurança digital diz respeito à proteção de informações pessoais e empresariais contra acesso, roubo e uso não autorizado. Isso inclui a proteção de dados financeiros, de identidade, de propriedade intelectual e de informações confidenciais.

Os serviços de DNS públicos surgem como uma alternativa e como uma opção extra para garantir mais segurança e privacidade no uso e navegação da internet. Neste artigo iremos abordar;

  1. O Que é Cloudflare?
  2. O que é um DNS?
  3. O que é um DNS Público?
  4. O DNS Público da Clouflare, o famoso 1.1.1.1
  5. Bloquear Conteúdos adultos com os DNS da Cloudflare 1.1.1.2 e 1.1.1.3
  6. Como Configurar os DNS Públicos da Cloudflare.
  7. Como Testar os DNS Públicos da Cloudflare.

O que é Cloudflare?

o que é CloudFlare
O Cloudflare é uma empresa de serviços de segurança e desempenho.

O Cloudflare é uma empresa de serviços de segurança e desempenho na internet que oferece uma variedade de soluções de infraestrutura de rede e segurança na nuvem.

A empresa oferece uma ampla gama de serviços, incluindo proteção contra ataques DDoS (negação de serviço distribuída), otimização de desempenho de sites, balanceamento de carga, segurança de aplicativos web, proteção de DNS, entre outros.

Um exemplo prático: o Blogson utilize o serviço de cache para melhorar o desempenho do site, e também o serviço de firewall para inibir ataques ao site e também o serviço de roteamento de e-mail para inibir SPAM.

O que é um DNS?

Primeiramente precisamos entender o que é um DNS (Domain Name System). Trata-se de um protocolo de rede capaz de resolver nomes. Na Internet tudo é identificado através do IP (Internet Protocol) que é único para cada dispositivo de conexão.

No entanto, quando acessamos um site por exemplo acessamos pelo nome de domínio ao invés de acessá-lo pelo IP do servidor no qual ele está hospedado. O DNS faz exatamente isso, ele é capaz de resolver o nome do domínio em um endereço IP.

Graças ao serviço de DNS não precisamos decorar IPs para acessar nossos sites ou fazer pesquisas na web. Ao invés disso precisamos saber apenas o nome de domínio.

Um exemplo prático; blogson.com.br é meu nome de domínio, que resolve para o IPv6 2606:4700:3037::6815:5914, que é o IP do meu servidor.

Em termos simples, o DNS é como um catálogo telefônico da Internet que permite que os computadores se comuniquem uns com os outros usando nomes de domínio em vez de endereços IP.

E este serviço de DNS por padrão é fornecido pelo seu provedor de serviços de Internet (ISP). O seu roteador está configurado para usar um servidor de DNS específico que irá se responsabilizar por resolver os nomes de domínio que você navega.

O que é um DNS Público?

A boa notícia é que você pode alterar o servidor de DNS padrão do seu ISP e usar outros. Sendo que os DNS públicos são os mais simples de usar e configurar.

Neste caso, quem irá resolver os nomes de domínios e irá monitorar sua navegação não será mais o seu ISP e sim o serviço de DNS que você escolher.

Os mais populares e confiáveis são;

  1. Cloudflare DNS: Fornecido pela Cloudflare, é um DNS público rápido e seguro. Os endereços são 1.1.1.1 e 1.0.0.1.
  2. Google DNS: Fornecido pelo Google, é um dos DNS públicos mais populares. Os endereços são 8.8.8.8 e 8.8.4.4.
  3. OpenDNS: Fornecido pela Cisco, é um DNS público com foco em segurança. Os endereços são 208.67.222.222 e 208.67.220.220.
  4. Quad9: Fornecido pela Global Cyber Alliance, é um DNS público focado em segurança. Os endereços são 9.9.9.9 e 149.112.112.112.
  5. AdGuard DNS: Fornecido pela AdGuard, é um DNS público com recursos de bloqueio de anúncios e filtragem de conteúdo. Os endereços são 94.140.14.14 e 94.140.15.15.
Cloudflare 1111 dns pbulico mais rapido e seguro
Em testes, os DNS Públicos 1.1.1.1 da Cloudflare também se mostraram mais rápidos em resolver nomes.

Uma vez escolhido qualquer um destes fornecedores de DNS públicos, você passará a aceitar as condições de serviço destes fornecedores, mas a grande vantagem é que todos os citados na lista acima oferecem total garantia de privacidade dos seus dados, item essencial que o seu ISP provavelmente não oferece a você.

Além do quesito privacidade, existem outras vantagens que iremos ver a seguir;

O DNS Público da Clouflare, o famoso 1.1.1.1

A Cloudflare oferece serviços de DNS públicos gratuitos para ajudar os usuários a acessar a Internet de forma mais rápida e segura. Os DNS públicos da Cloudflare são conhecidos como 1.1.1.1 e 1.0.0.1, e foram projetados para serem mais rápidos e privados do que os DNS tradicionais oferecidos pelos provedores de serviços de Internet (ISPs).

Por padrão, a sua conexão de internet utiliza os DNS do seu ISP, ele pode monitorar toda a sua navegação e coletar dados sobre elas colocando em pauta diversas questões de segurança privacidade e venda de dados.

Além disso, os ISPs não costumam dar qualquer garantia de segurança na navegação e a proposta dos DNS públicos da Cloudflare resolver exatamente este problema.

Aqui estão algumas das principais características dos DNS públicos da Cloudflare:

  1. Velocidade: Os DNS públicos da Cloudflare foram projetados para serem rápidos. Eles usam infraestrutura de servidor de alta velocidade em todo o mundo para garantir que os usuários obtenham respostas DNS mais rapidamente do que com os DNS tradicionais.
  2. Privacidade: A Cloudflare afirma que seus DNS públicos são mais privados do que os DNS tradicionais. Os usuários podem se beneficiar de recursos como criptografia de ponta a ponta, não registro de endereços IP e não venda de dados para terceiros.
  3. Segurança: A Cloudflare é uma empresa de segurança cibernética, e seus DNS públicos são projetados para ajudar a proteger os usuários de sites maliciosos e ataques de phishing. Eles incluem recursos como filtragem de malware e bloqueio de sites perigosos.
  4. Facilidade de uso: Os DNS públicos da Cloudflare são fáceis de usar. Os usuários só precisam alterar as configurações DNS em seu dispositivo para começar a usá-los.

Os DNS públicos da Cloudflare são uma opção interessante para aqueles que buscam melhorar a velocidade, privacidade e segurança de sua conexão à Internet.

No entanto, é importante lembrar que os DNS públicos não são uma solução completa para todos os problemas de segurança cibernética e que é sempre importante seguir boas práticas de segurança na Internet, como manter o software atualizado e usar senhas fortes.

Bloquear Conteúdos adultos com os DNS da Cloudflare 1.1.1.2 e 1.1.1.3

Outro serviço fantástico fornecido pela Cloudflare são os DNS públicos alternativos para famílias – Cloudflare for families. Embora não possa substituir um antívirus, os DNS de filtro da Cloudflare podem adicionar uma camada extra de segurança no seu wi-fi seja ele residencial ou comercial.

As variações de DNS 1.1.1.2 / 1.0.0.2 permitem filtar malwares e conteúdo adulto pornográfico. Abaixo veremos como fazer esta configuração em seu dispositivo.

Como configurar os DNS Públicos da Clouflare.

Existem várias maneiras de usar os DNS públicos, sendo que a melhor delas é configurar diretamente no seu roteador, mas nem sempre o roteador que o ISP deixa instalado na sua casa oferece o recurso de alterar os resolvedores de DNS.

Neste caso, a forma mais fácil é alterar diretamente no seu dispositivo.

Configurando os DNS da Clouflare no Windows.

  1. Abra o painel de Controle do Windows e selecione o menu “Central de Rede e Compartilhamento”;
  2. Em seguida, clique em “Alterar opções do adaptador”;
  3. Selecione a sua rede e, na barra superior, clique em “Alterar as configurações dessa conexão”;
  4. Em seguida, clique sobre “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)” e selecione “Propriedades”;
  5. Ative o campo “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”;
  6. Nos campos exibidos, insira 1.1.1.1 e 1.0.0.1, em “Servidor DNS preferencial” e “Servidor DNS alternativo”, respectivamente. Salve as alterações;
  7. Na tela de propriedades, acesse “Protocolo IP Versão 6 (TCP/IPv6”);
  8. Repita o processo e insira os códigos 2606:4700:4700::1111 e 2606:4700:4700::1001.
  9. Caso queira utilizar o serviço Cloudflare para famílias, prefira usar estes outros IPs de DNS;

    Somente bloqueios de malware:
    TCP/IPv4: 1.1.1.2 e 1.0.0.2
    TCP/IPv6: 2606:4700:4700::1112 e 2606:4700:4700::1002

    Bloqueios de malware e conteúdo adulto:
    TCP/IPv4: 1.1.1.3 e 1.0.0.3
    TCP/IPv6: 2606:4700:4700::1113 e 2606:4700:4700::1003
como configurar os dns da cloudflare no Windows
Como configurar os dns da cloudflare no Windows.

Configurando os DNS da Clouflare no Android.

As configurações a seguir podem não funcionar para todas as versões de Android, ou para Androids modificados pelo fabricante. Neste caso, você poderá baixar o aplicativo da Cloudflare – 1.1.1.1 + WARP

  1. Vá em “Configurações”.
  2. Clique em “Conexões”.
  3. Clique no nome de sua rede em WiFi.
  4. Segure sobre o nome de sua rede até aparecer a opção “Gerenciar configurações de rede”.
  5. Marque a opção “Mostrar opções avançadas”, e em “Definições IP” mude de “DHCP” para “Estático”.
  6. Desça até as opções de DNS.
    Em “DNS 1”, insira o IP “1.1.1.1”.
    Em DNS 2, coloque o IP “1.0.0.1”.
  7. Por fim, clique em “Salvar”.

Como Testar se os DNS 1.1.1.1 estão corretamente configurados e funcionando.

Para se certificar que os DNS públicos da Cloudflare estão funcionando acesse o site https://1.1.1.1/help e veja no final da página o resultado do teste.

como testar os DNS públicos da Cloudflare
Se seu adatpador de rede estiver devidamente configurado, o resultado da página de testes da Cloudflare será este como mostrado na imagem.
Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.