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10 Estratégias para aumentar o faturamento da sua empresa

A fim de projetar o crescimento da sua empresa são necessários alguns passos importantes antes de, de fato, executar essa ação. Não basta apenas pretender uma meta, é fundamental que haja um planejamento que envolva toda a empresa no intuito de eficiência (redução de tempo e ganho de resultados) e economia de recursos. 

Abaixo, falaremos um pouco sobre esse assunto quanto a definição e a conceituação de alguns postos-chaves para o seu planejamento de crescimento, e alcançar o topo do Google sem campanhas.

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O que é projeção de crescimento? 

Para projetar/planejar o crescimento da sua empresa é preciso ter uma visão estratégica e analítica na perspectiva de alcançar os objetivos organizacionais. Uma técnica muito comum usada para essa organização é o organograma. Nessa projeção, vê-se: 

  1. Onde a empresa deseja chegar;
  2. O que é preciso fazer para alcançar esse objetivo;
  3. O passo a passo das tarefas e quem será responsável por fazê-las;
  4. Traçar prazos e metas semanais e mensais;
  5. Criar estratégias e parâmetros de monitoramento da qualidade das tarefas

Outro fator importante ao projetar/planejar o crescimento da sua empresa é preciso considerar fatores positivos e negativos internos e externos ao objetivo que pretende ser alcançado. Esses fatores devem ser levados em conta e já criar estratégias para solução de possíveis problemas. 

10 Dicas para projetar o crescimento da sua empresa

Anteriormente falamos em problemas que devem ser considerados ao elaborar a projeção de crescimento, mas que problemas seriam esses? Para melhor visualizar, pense: digamos que a sua empresa não tem um setor de marketing engajado. Logo, é preciso considerar o contrato de uma empresa de Marketing Digital ou fazer o treinamento da equipe. 

Já a percepção externa se dá em visualizar e pensar em soluções para possíveis fatores externos que possam atrapalhar o seu negócio. Por exemplo: ninguém esperava que a pandemia duraria tanto tempo, o que culminou na falta de circulação de pessoas em atividades para lazer devido às orientações de isolamento social. 

Na pandemia, houveram alguns restaurantes e bares que adaptaram seus pratos para delivery, ou seja, pronta entrega, bem como restaurantes e farmácias. Os cinemas, por sua vez, não puderam funcionar e isso impactou no aumento da assinatura de serviços de streaming. Isso é o que significa projetar/planejar o crescimento da sua empresa: pensar em soluções para problemas. 

1 Confira seu histórico de resultados mais recentes

Esses estudos exigem boas fontes de pesquisa para que a projeção seja baseada em fatos reais. É muito importante que os ganhos da empresa sejam contabilizados até para um efeito comparativo ao cumprir todas as etapas do planejamento que visa projetar/planejar o crescimento da sua empresa. 

2 Aposte em técnicas para melhorar a visibilidade de sua empresa online

Especialmente agora na pandemia da COVID-19, é fundamental que as empresas estejam inseridas no mundo digital. As redes sociais não são necessárias somente para a divulgação dos serviços e/ou produtos da empresa, mas também como um espaço para aplicação de técnicas de venda para converter seguidores em clientes fiéis. Abaixo, traremos algumas dicas para otimizar suas redes sociais. 

3 Conte com Guest Posts 

Para compor o seu planejamento de crescimento da empresa, um dos pontos obrigatórios é a parte de Marketing. No intuito de aumentar o número de visitas da sua página, é fundamental a produção de conteúdo direcionado para o seu nicho. Uma estratégia muito utilizada pelos especialistas em Marketing são os Guests Posts. 

Os Guest Posts são modelos de publicações que a redação é produzida por um convidado. É provável que já tenha lido uma revista a qual chama uma pessoa para falar sobre sua marca e seus benefícios. É claro que o post é feito com as melhores Estratégias de SEO para atrair um tráfego cada vez maior. 

4 Conheça seu público-alvo

Para traçar todas as estratégias necessárias para projetar/planejar o crescimento da sua empresa, o principal ponto é conhecer o seu público. Quem é? Qual a idade média? O que ele procura? Qual será o seu diferencial dentre outros produtos e serviços iguais ao seu no mercado? 

Um jeito para pesquisar o perfil do seu cliente é enviar pequenos questionários online ao final de uma compra ou enviar por WhatsApp ou até mesmo através de páginas de captação de leads, em que haverá perguntas específicas para que aquele público em questão responda. Além disso, é uma forma de prospectar leads que poderão virar clientes futuramente. 

5 Entenda em qual mercado sua empresa está inserida

Quando falamos em “mercado” queremos dizer “ramos” de uma maneira mais macroscópica. Por exemplo, um negócio bastante comum nesses tempos de pandemia é delivery de marmitas ou quentinhas, a depender da região. Logo, o ramo é “alimentação”.

Na dica anterior, quando falamos sobre público-alvo, é uma especificação desse ramo para que seus esforços sejam devidamente direcionados. Para ilustrar com o mesmo exemplo de delivery de quentinhas, uma especificidade seria “ramo de alimentação para veganos”. Logo, no seu planejamento de pratos, de menu e no conteúdo digital não faria sentido usar receitas com ovos ou carnes, correto?

Entender onde sua empresa atua é um caminho certeiro para projetar/planejar o crescimento da sua empresa. Assim, fica mais fácil saber o que fazer, como fazer, o que mudar ou o que manter. 

6 Estabeleça metas

Definir as metas é mais um passo fundamental, pois são elas que definem todo o planejamento. As metas nada mais são que os objetivos, de maneira concreta e planejada, que a empresa pretende alcançar. Na hora de definir metas, o mais palpável é que se planeje metas de curto, médio e longo prazo. 

As de longo prazo são as metas maiores e mais complexas. Já as metas de curto e médio são as metas menores para que o objetivo maior seja alcançado. Em qualquer caso, saber para onde se vai é um modo de projetar/planejar o crescimento de sua empresa, já que fica mais fácil visualizar de que forma cumprir as metas.

7 Componha um plano de ação

Todos os fatores anteriores te ajudarão a compor o plano de ação, que nada mais é que definir o que fazer, como fazer e quem fará. Segmentar a equipe responsável por determinadas áreas, o que cada uma delas terá de fazer e como é o que vai fazer o plano de ação funcionar. Assim, projetar/planejar o crescimento de sua empresa será uma meta alcançável. 

8 Utilize corretamente as palavras-chave

Uma dica básica, mas que torna o seu texto para a internet é o uso das palavras chave na primeira frase do parágrafo para que o algoritmo do Google compreenda que o assunto é relevante e o site se torne uma autoridade na internet. 

Além disso, escolher palavras-chave que sejam longas – portanto, mais direcionadas – faz com que seu conteúdo não entre em competição com outros de páginas maiores, especialmente se o assunto em questão não coincide. 

Saber utilizá-las em títulos, URLS, estruturação de tópicos textuais, meta descrições e ao longo do texto também são estratégias que ajudar a projetar/planejar o crescimento da empresa por interferirem diretamente na otimização do SEO, o que pode angariar mais tráfego orgânico. 

9 Otimize o SEO das páginas

Uma dica básica e suprema para conter no planejamento de crescimento da empresa, especialmente para quem começa a criar conteúdo para a internet, é o fator frequência. 

É preciso que haja posts frequentes e semanais para que o algoritmo compreenda que há conteúdo produzido ali, mas conteúdo por conteúdo não é suficiente. É preciso que haja preocupação com a qualidade e algumas dicas básicas na escrita de texto para a internet.

Dica de leitura: Confira o Checklist SEO que Especialistas Guest Post prepararam para auxiliar você, a colocar o seu site de acordo com todas as Estratégias SEO.

10 Compartilhe conteúdos de qualidade nas redes sociais

É preciso que haja posts frequentes e semanais para que o algoritmo compreenda que há conteúdo produzido ali. Contudo, é necessário que haja preocupação com a qualidade e algumas dicas básicas na escrita de texto para a internet. 

Além disso, compartilhar o conteúdo escrito nas redes sociais atrai outro tipo de público (mais inclinado a se interessar por aquilo que você tem a oferecer) já que as redes sociais já fazem um trabalho de segmentação “natural”: o público já está condensado lá, basta saber como atingi-lo.  

Conclusão

Agora que você já sabe como projetar o crescimento de sua empresa, comece a trabalhar para que ela alcance os melhores resultados assim que possível.

Obrigado por acompanhar a leitura até aqui,  e caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários. Teremos o prazer em respondê-lo!

Um grande abraço e até a próxima!

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Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.