• Categoria do post:Programação para Web
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura
Ads

Crie um banco de dados com a seguinte tabela;

controle_de_financas_php

Crie uma página PHP que contenha um formulário de cadastro para os campos desta tabela, exceto o campo id_financas que por ser auto incremento será gerada pelo próprio banco.

O formulário de cadastro deve seguir o exemplo dado na aula de conexão com PDO; https://www.blogson.com.br/conectando-o-php-ao-mysql-com-pdo/

OBS: Noto que muitos apenas copiam e colam os códigos descrito no site. Mas além do copiar e colar alguns detalhes (que deveriam ser anotados por todos) são esquecidos.

1. O código PHP de inserção sempre deve ser codificado no início do documento HTML.
2. O try/catch somente pode ser executado se o botão de submit for pressionado. Para testar se o botão de submit foi pressionado teste com

if ($_POST) 
{ 
  ...codigo a ser executado se o submit for pressionado... 
}

3. Para capturar valores das caixas de texto não usamos JS, usamos o $_POST. Jamais confunda as tecnologias, JS é executado direto no navegador, PHP é executado no servidor. Como nosso banco de dados está em um servidor, precisamos então usar PHP e não JS.

4. Note que campo DATA da tabela deve ser passado ao MySQL no formato YYYY-MM-DD, digite a data no formato americano ou utilize um input type=”date”

5. Para executar o arquivo PHP não basta apenas dar um duplo-clique, não basta apenas mandar o NotePad++ executar no Chrome. Você tem que abrir o navegador e digitar http://IP_DO_SERVIDOR/DIRETORI_DA_APLICAÇÃO_PHP/, ou, se estiver usando somente o seu próprio PC você também pode se conectar em http://localhost/ ou http://127.0.0.1/ Lembre-se que aplicações PHP seguem o modelo cliente x servidor, e um servidor WEB só responde se ele for acessado via http:// ou https://

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.