• Categoria do post:Curso WordPress
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura
Ads



Em projetos em que o objetivo principal é garantir a velocidade no carregamento do site, o WP ASTRA sai disparado como melhor tema para este propósito. Mesmo com a versão gratuita do tema, é possível obter excelente resultados e criar um conteúdo visual elegante e agradável.

Eu não vou fazer um artigo ensinando a instalar e importar os demos templates do ASTRA WP, mas você pode aprender acessando este link – https://wpastra.com/docs/installing-importing-astra-sites/?utm_source=astra-dashboard&utm_medium=how-astra-sites-works&utm_campaign=welcome-page utilize o recurso de tradução do Google para facilitar a leitura.

OceanWP x WP Astra – Qual é o melhor tema gratuito para WP + Elementor?

Como já visto no nosso curso de WP, o Elementor é um page builder versátil muito simples de trabalhar e o mais importante, é gratuito. Com a versão gratuita, unindo a um bom tema que tenha suporte ao Elementor, podemos criar sites poderosos sem muito esforços.

Deixo bem claro que para mim, o OceanWP é disparado o melhor tema gratuito para WP + Elementor, mas, infelizmente ele peca por ser um tema mais robusto e consequentemente mais pesado. Embora o OceanWP permite desabilitar vários recursos de CSS e JS, ainda assim o resultado não é dos melhores.

Para fins de comparação, vou usar dois sites, sendo que um utiliza WPOcean e o outro ASTRA WP. Acesse os dois sites e sem consultar o código fonte tente adivinhar qual foi desenvolvido com o WPOcean e qual utiliza o ASTRA WP.

WP ASTRA: https://www.vettorconsultoria.com.br
OCEAN WP: https://www.mazzim.com.br

Eu escolhi estes dois sites justamente porque eles possuem pouco conteúdo e são sites one page. O site que usa o ASTRA WP é o da Vettor e o WPOcean é o do Mazzim. Ambos os sites estão hospedados em um mesmo servidor. Para o teste de velocidade vou usar o serviço da Google Speed Page

Resultado do teste do site mazzim.com.br (WPOcean)

Resultado do teste do site vettorconsultoria.com.br (ASTRA WP)

Importante 1 – Nenhum dos sites durante o teste utilizaram qualquer plugin de otimização ou cache, ambos sites utilizam apenas os próprios recursos do servidor. Então, podemos concluir que se otimizarmos o site da Vettor podemos obter ainda mais qualidade no carregamento.

Importante 2 – Não estou considerando o resultado de velocidade para dispositivos móveis, uma vez que os sites não estão otimizados para AMP.

Como otimizar ainda mais usando um plugin de cache

Um sistema de cache permite um carregamento mais rápido de conteúdos estáticos como algumas imagens, arquivos CSS e JS que raramente são alterados no site.

Pensar em um plugin de cache para WordPress pode ser uma tortura com tantas opções prometendo resultados milagrosos de velocidade, mas que na realidade a maioria dos plugins exigem que o usuário compre uma licença premium ou PRO para ter resultados ainda melhores.

O único plugin gratuito de cache que eu realmente gosto é o Autoptimize que não oferece tantos recursos como outros plugins concorrentes, mas que faz o serviço muito bem.

O próprio Blogson utiliza este plugin e tem taxas incríveis no Google Speed Page em um servidor comum de hospedagem compartilhada.

A importância da velocidade não apenas garante uma experiência mais agradável aos visitantes do Blogson como também garante posições previlegiadas nos resultados do Google.

O site da Vettor Consultoria usando o plugin Autoptimize juntamente com o ASTRA passou 74 pontos para 97, incrivel!

Mas porque eu ainda prefiro o OceanWP?

O ASTRA WP é excelente, elegante e rápido, mas ele não possui todos os recursos que o OceanWP oferece, além disso, não é possível comprar add-ons separadamente no ASTRA, temos que comprar o tema premium inteiro.

Mas, minha escolha pelo OceanWP é mais por comodidade, afinal, é possível programar e turbinar o ASTRA manualmente com códigos CSS e JS. Em meu blog irei publicar dois post de dicas para o ASTRA WP, um sobre como criar um falso stick navbar e outro como criar um botão para voltar ao topo, até lá!

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.