Ads

Neste artigo vamos ver

  1. O que é Open Source.
  2. Como eles são distribuídos.
  3. História do Open Source.
  4. Diferença entre Freeware e Open Source.
  5. Exemplo de Softwares Open Sources Populares.
Logotipo Open Source
Softwares Open Sources são excelentes alternativas para economizar com licenças de uso de softwares.

O que é Open Source?

Open source é um termo que se refere ao software de código aberto, também pode ser denominado de Software Livre. Ele é um código projetado para ser acessado por qualquer pessoa, todos podem vê-lo e também modificá-lo e redistribuí-lo conforme suas necessidades.

Além do fonte aberto, outra característica forte dos Softwares Open Source é a forma como ele é desenvolvido, na maioria das vezes de forma colaborativa e a questão da segurança;

A segurança é levada a sério em softwares open source haja vista que o fato do código ser aberto permite aos usuários e outros desenvolvedores verificarem e testarem questões relacionadas a captura de informações sem a autorização do usuário e privacidade.

Como os Softwares Open Sources São Distribuídos?

Você pode iniciar um projeto open source e disponibiliza-lo no GitHub por exemplo. Logo, o seu projeto fica visível para outros desenvolvedores que estejam interessados. No GitHub existe o recurso de “fork” no qual outros desenvolvedores podem se juntar a você, eles poderão fazer download dos seus arquivos e enviá-los de volta ao GitHub.

Outra solução é o Source Forge, o renomado site de repositório de aplicações open source para Windows, Mac e Linux. Você pode criar uma conta e disponibilizar seu software gratuitamente.

Não podemos também esquecer dos repositórios das distribuições Linux que funcionam como uma loja de aplicativos; a SnapCraft e Flathub são exemplos destes repositórios. Embora estes repositórios sejam exclusivamente para usuários do Linux você pode pesquisar e encontrar os mesmos softwares compilados para versões do Windows e Mac.

Por fim, outro site que auxilia muito na garimpagem de open sources é o alternativeto.net este site fantástico oferece uma lista de softwares alternativos aos pagos. Por exemplo, você pode procurar no alterantiveto.net softwares que os mesmos propósitos e funcionalidades do Photoshop por exemplo, ou do Microsoft Office.

Entre as principais características do Open Source estão: Desenvolvimento colaborativo, gratuito e segurança.

Um Pouco de História do Open Source

A ideia de open source é bem antiga e surge junto com as primeiras experiências de redes descentralizadas. Na década de 50 os Estados Unidos criaram a ARPANET com o objetivo de conectar bases militares e universidades.

Inicialmente, os primeiros protocolos e softwares para redes e internet eram anunciados e distribuídos entre os professores e estudantes das universidades e de forma colaborativa a Internet começou a surgir.

Na década de 90, com a popularização da Internet dentro de universidades, aplicativos de troca de mensagens e fóruns de discussão potencializaram ainda mais a criação de softwares open source, o próprio GNU/Linux foi criado dentro deste ambiente, saiba mais neste artigo – História dos principais Sistemas Operacionais.

Open Source e Freware São a Mesma Coisa?

Não, trata-se apenas uma confusão haja vista que a ideia de software freeware é parecida com a open source, porém softwares freewares não disponibilizam seus códigos fontes.

Softwares freewares como Spotify, Google Chrome, Opera, Outlook, Visual Studio Code, Telegram, Adobe PDF Reader entre tantos outros são gratuitos, mas não possuem código fonte aberto.

Vale observar também que vários softwares freewares e proprietários que usamos no nosso dia-a-dia surgiram ou tiveram suas bases inspiradas em softwares Open Source.

Exemplos de Softwares Open Source

Diferentemente dos denominados freeware, os open source possuem código aberto que podem ser encontrados no site do desenvolvedor ou em repositórios de códigos como o GitHub como já visto neste artigo.

São exemplos de Open Source mais populares;

  • Firefox – Navegador de Internet
  • VLC Media Player – Player de vídeos e áudio.
  • GIMP – Software de edição de imagens, alternativa ao Photoshop
  • 7-Zip – Compactador e Descompactador de arquivos.
  • Libre Office – Alternativa ao pacote Office da Microsoft
  • NotePad ++ – Famoso editor de textos, usado como alternativa ao próprio Bloco de Notas do Windows e permite também programar.
  • Thunderbird – Cliente de e-mail, alternativa ao Outlook.
  • VirtualBox – Software de virtualização de máquinas virtuais.
  • InkScape – Alterantiva ao Corel Draw e Adobe Illustrator
  • OBS Studio – Famoso software de streaming
  • Audacity – Software para edição de áudio.
  • Blender 3D – Software de renderização 3D.
  • ShareX – Captura e compartilha as capturas da sua tela.
  • KDEnlive – Editor de vídeos.
Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.