Como redimensionar o tamanho de imagens no Photoshop

Quando copiamos imagens dos bancos de imagens, normalmente

No projeto de um site é importante usar imagens de boa qualidade e o mais importante; que tenha direito de uso.

A maioria das imagens encontradas no Google não oferecem direito de imagem e isso pode ser um grande problema, a solução é pesquisar imagens em bancos de imagens gratuitos. Nesta outra publicação eu listei alguns sites bem legais que disponibilizam conteúdo de imagens gratuita – Os melhores Bancos de Imagens gratuitas

No entanto, a maioria destes bancos disponibilizam a imagem em alta resolução, resultado em um arquivo muito grande que acaba sendo inviável colocá-lo em um site, veja por exemplo uma imagem baixada do FreePik.com com 7 MB e uma resolução de 6000px x 4000px, que foge totalmente da realidade da WEB.

Editando o arquivo no Photoshop

Primeiramente temos que abrir o arquivo de imagem no PS.

  1. Clique no menu Arquivo > Abrir

Alterando o tamanho do arquivo

Ao contrário do que muitos pensam, não precisamos recortar a imagem. Com a imagem aberta, clique no menu Imagem > Tamanho da Imagem.

Será carregada a seguinte tela;

Deixe marcada a opção Restringir Proporções

Agora altere a largura da imagem. Se você deseja utilizar a imagem ocupando toda a largura da tela, recomendo que use a largura de 1600 pixels, um tamanho padrão aceitável para qualquer dispositivo.

Ao alterar a largura note que a altura será automaticamente ajustada com o valor proporcional.

Otimizando a qualidade da imagem.

Ao reduzir a largura e altura da imagem você reduzirá também o tamanho do arquivo, mas além disso é possível otimizar também a qualidade da imagem se ela for salva com a extensão .JPG.

  1. Clique no menu Arquivo > Salvar Como
  2. Dê um nome para o arquivo observando se ele está sendo salvo com a extensão JPG e clique em Salvar.

  3. Será exibida uma nova tela para você escolher a qualidade da imagem. Normalmente a qualidade média é suficiente para imagens de alta resolução pois a perda de qualidade será mínima.

  4. Pronto! Agora compare o tamanho do arquivo original com o que salvamos no PS, eis a diferença; Um arquivo de 7 MB foi reduzido para apenas 146 KB, um tamanho excelente e aceitável para imagens da WEB.




Deixe seu comentário