Ads

Este é um exemplo bem legal de um código fornecido pelo site viacep.com.br que oferece gratuitamente uma API quer permite fazer consultas em uma cópia da base de dados dos Correios em busca de um determinado CEP. Troca a troca de dados com o site é feta via jSon.

Consulta de CEP com JavaScript / jQuery

O site viacep.com.br oferece a consulta gratuitamente até a data de fechamento deste artigo, a consulta aos CEP é feita via API que fornece uma saída jSon, como por exemplo;

https://viacep.com.br/ws/01001000/json/

Uma vez que temos uma saída jSon, podemos usar o método $.getJSON do jQuery para fazer a leitura e serialização dos dados. Basicamente precisamos criar um formulário simples em HTML contendo um input para que o usuário digite o cep, podendo informar apenas números como 01001000, ou incluindo o traço como 01001-000.

Exemplo funcionando

Você pode ver um exemplo funcionando aqui;

.

Download do código – Busca Cep com JQuery e jSon

Faça o download do código aqui;

Como formar o campo de CEP no formulário HTML

Se quiser dar uma turbinada no código do exemplo, leia o artigo Como formatar campos de CPF, CEP, Telefone e moeda com jQuery (jMask)

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.